Professor que ameaçou Moraes vai para prisão domiciliar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou prisão domiciliar para o professor Márcio Giovani Niquelate, que foi preso às vésperas das manifestações do 7 de setembro sob acusação de divulgar em rede social ameaças ao próprio ministro Alexandre.

Sua prisão preventiva havia sido cumprida pela Polícia Federal no dia 6 de setembro e ele estava detido em um presídio em Lages (SC) desde então. Após um pedido da defesa, Moraes autorizou que ele deixasse o presídio e fosse para prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica.

Niquelate se apresentava nas redes sociais como “professor Marcinho” e, durante uma transmissão, afirmou que um empresário estava oferecendo uma recompensa “pela cabeça” do ministro Alexandre de Moraes. Foi esse o fato que resultou em sua prisão.

Em nota, os advogados Silvano Willian Antunes e Silvano Antunes afirmaram que o ministro “acolheu pedido de revogação da prisão preventiva feito por esta defesa, concedendo prisão domiciliar de Márcio Giovani Niquelate (professor Marcinho), que segue nesse momento para sua casa”.

Outro alvo preso neste mesmo procedimento por suposta participação na organização dos atos, o jornalista Wellington Macedo de Souza, também foi solto no último dia 15 por decisão do ministro, que determinou sua transferência para prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, além de outras restrições, como a proibição de uso de redes sociais.

A Polícia Federal ainda não conseguiu efetuar a prisão do líder caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão, que está foragido no exterior. Ele era um dos organizadores dos atos antidemocráticos do dia 7 de setembro e defendia que os caminhoneiros bloqueassem rodovias até que o Senado aceitasse pedidos de impeachment de ministros do STF. Moraes já negou o pedido da defesa de Zé Trovão para revogar sua prisão e apontou que o fato de ele ter ficado foragido dificultou a atuação das autoridades brasileiras.

Em uma outra investigação sobre bolsonaristas, Moraes determinou na última semana a prisão do blogueiro Allan dos Santos, que atualmente vive nos Estados Unidos. Por isso, ainda será necessário enviar um pedido às autoridades norte-americanas para efetivar a prisão. O blogueiro entrou no país em agosto do ano passado usando um visto de turista, que teria expirado em fevereiro.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf