Renan quer relatório final no mesmo tom dos trabalhos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro França / Pedro França/Agência Senado

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), disse nesta terça-feira que compartilhará dados da comissão, que está em sua reta final, com vários órgãos de investigação, como a Procuradoria-Geral da República (PGR), unidades do Ministério Público Federal (MPF) nos estados e o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele disse também que não vai “miar” no relatório e que o presidente Jair Bolsonaro vai ser, sim, um dos indiciados, num total de mais de 30 nomes.

— Vamos mandar para o PGR apenas o que couber à PGR. Vamos destrinchar para o MPF do DF, de São Paulo, outros estados, TCU — disse Renan em entrevista antes da sessão.

Questionado se Bolsonaro pode ser indiciado pela CPI, Renan respondeu:

— Pode ser, com certeza será. Nós não vamos falar grosso na investigação e miar no relatório. Ele com certeza será sim pelo que praticou.

Sobre outros nomes que vão constar no relatório, o relator disse:

— O presidente da República, os ministros, as pessoas que tiveram participação efetiva no gabinete paralelo, no gabinete do ódio, e todos aqueles que tiveram responsabilidade no desvio de dinheiro público, na roubalheira. Essas pessoas serão responsabilizadas.

Perguntado se o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai ser ouvido novamente, ele disse que não. O ministro já prestou depoimento duas vezes na CPI. A comissão, por outro lado, poderá mandar perguntas por escrito para ele.

— Acho que não, porque esta semana é a última de depoimentos. Os três depoentes já estão escolhidos. E vamos encerrar os depoimentos. Dia 19 vamos ter a cerimônia de encerramento.

Ele também afirmou que, uma vez que o relatório estiver pronto, o que deverá ocorrer em torno do dia 15 de outubro, vai conversar individualmente com cada integrante da CPI. A previsão é que o texto seja lido no dia 19, quando qualquer membro da comissão pode pedir vista. Com isso, a votação deverá ocorrer em 20 de outubro.

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também disse que mais de 30 pessoas serão indiciadas no relatório final. E que, após a aprovação do parecer, os membros do colegiado terão uma agenda “ampla” para encaminhar esses processos em diferentes esferas.

— Terminando a CPI vamos ter um trabalho tão intenso quanto a própria CPI, com uma agenda ampla porque nem todos os indiciados irão necessariamente para a Procuradoria-Geral da República (PGR) – disse Randolfe.

Ele citou que alguns dos indiciamentos que não irão para a PGR envolvem o ex-ministro Eduardo Pazuello, o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco e integrantes da empresa Precisa Medicamentos. O senador também falou sobre o presidente Jair Bolsonaro.

— Fatalmente o presidente será indiciado e creio que os tipos penais sobre o presidente serão, em quantidade e qualidade, maiores do que os tipos penais relativos a outros agentes. Nós estamos estimando pelo menos 30 pessoas que devem ser indiciadas ao final do relatório. Essa contagem era antes do caso Prevent Senior, que deve aumentar o número de indiciados — disse Randolfe após reunião na casa de Omar Aziz.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf