Além de defender Bolsonaro, Aras agora ataca seus adversários

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues/Agência O Globo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a prorrogação, por mais 60 dias, de um inquérito envolvendo o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Em junho, o relator do caso, ministro Edson Fachin, cobrou da Polícia Federal (PF) um desfecho para o caso, pois a investigação já foi prorrogada outras oito vezes.

O inquérito – que apura supostos pagamentos feitos pela Odebrecht a Renan e ao ex-senador Romero Jucá, no valor de R$ 5 milhões – tramita desde 2017.

No pedido, a PGR afirmou que “as evidências arrecadadas no inquérito” até o momento indicam que a empreiteira efetuou o pagamento de vantagem indevida aos senadores em 2014, como contrapartida à atuação dos parlamentares para a aprovação de uma medida provisória que estabeleceu regime de tributação vantajoso ao Grupo Odebrecht.

O órgão, no entanto, disse que “os atos de investigação realizados até esse momento não permitiram o integral preenchimento de todas as lacunas indicadas anteriormente”.

“Nota-se que o trabalho investigativo da Polícia Federal já se encontra em estágio avançado, contudo, a complexidade e as especificidades dos fatos em apuração indicam que é necessária a continuidade da apuração com a conclusão das diligências indicadas pela autoridade policial, além de outras aptas à completa elucidação dos fatos investigados. Assim, havendo diligências não ultimadas, impõe-se o deferimento da prorrogação, conforme representação da autoridade policial”, escreveu a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo.

Entre as novas diligências solicitadas, está a oitiva de quatro testemunhas, informações das viagens feitas de avião, em 2014, de um funcionário da Câmara que seria ligado a Renan, além do compartilhamento de provas de outros inquéritos que tramitam no STF.

A PGR também pediu que os fatos investigados envolvendo condutas do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) sejam enviados à Justiça Federal de Brasília, porque o ex-deputado não tem mais direito ao foro privilegiado.

A demora da PGR tem levado o Supremo a arquivar por conta própria uma série de inquéritos, inclusive da Operação Lava-Jato, nos últimos anos. Em 2018, a Segunda Turma entendeu que há constrangimento ilegal quando uma investigação dura tempo demais sem que haja oferecimento de denúncia por parte do Ministério Público.

Valor Econômico

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf