Brasil está livre de Olavo de Carvalho, por enquanto

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O guru bolsonarista Olavo de Carvalho voltou ao estado da Virgínia, nos Estados Unidos, após passar mais de quatro meses internado no Brasil. A revelação foi feita pelo autointitulado filósofo em um vídeo publicado em seu canal do Youtube nesta terça-feira.

“Vocês não sabem onde estou, mas eu sei. Estou em casa. A mesma casa de sempre, onde eu transmiti todas as minhas aulas”, disse Olavo logo no início do vídeo, intitulado “Ói nóis aqui traveiz”.

Olavo veio ao Brasil em julho deste ano quando foi internado no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor), em São Paulo, e submetido a um cateterismo. Depois de receber alta, ele teve novas complicações e passou meses na clínica Saint Marie, na Zona Sul da capital paulista, de onde saiu na semana passada.

Segundo o guru bolsonarista, ele aproveitou um “voo repentino” oferecido a ele para regressar aos EUA. Com isso, o escritor escapa de uma convocação para depor sobre um possível favorecimento em sua internação no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estava no hospital e me ofereceram um voo repentino. Eu não ia perder essa oportunidade, mesmo porque logo que cheguei ao Brasil fui internado no InCor, apareceu uma convocação das autoridades, ao diretor do Incor para que explicasse como eu tinha ido parar lá. Como se fosse preciso explicar a entrada de um paciente em um hospital público”, contou.

O Ministério Público de São Paulo (MP/SP) chegou a instaurar um procedimento para apurar se houve alguma irregularidade na internação de Olavo. O escritor, no entanto, nega que tenha furado a fila do SUS e afirma que “não havia segredo nenhum”.

“Como estava internado, fui dispensado de depor como testemunha nesse caso, e as autoridades ficaram esperando que eu me recuperasse, saísse do hospital, para talvez me convocar mais tarde. Não chegaram a convocar. Não vou ficar aqui sentado esperando que me convoquem algum dia. Apereceu essa oportunidade de ir embora, vamos embora”, disse Olavo no vídeo.

Segundo o guru bolsonarista, ele não conseguiu sequer se despedir da equipe médica que o atendeu. Ele ainda elogiou o trabalho dos profissionais de saúde e agradeceu pelos cuidados.

Durante sua vinda ao Brasil, a Polícia Federal intimou Olavo a prestar depoimento sobre a existência de uma organização criminosa digital com ataques às instituições democráticas, mas ele não compareceu. Sua defesa alegou que ele estava com problemas de saúde e não poderia ser interrogado.

A intimação foi determinada no início de agosto, logo depois que o guru teve alta de uma internação no hospital. Dias depois, o escritor se internou novamente no InCor com quadro de insuficiência cardíaca e renal aguda e infecção sistêmica, segundo nota do hospital.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf