Brasil terá crescimento zero em 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sa/AFP

Há cerca de cinco meses o mercado financeiro vem elevando semanalmente as projeções de inflação. A escalada nos preços chegaram agora, pela primeira vez, em dois dígitos, com o previsão de o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrar o ano em 10,12%, segundo o Boletim Focus, divulgados nesta segunda-feira, 22. Com a deterioração das condições econômicas, os analistas consultados pelo Banco Central vê efeitos no crescimento da economia. O mercado também revisou para baixo o Produto Interno Bruto (PIB), chegando próximo a zero em 2022, de 0,93% para 0,70%. Há um mês, os analistas previam um crescimento de 1,4%.

O cenário projetado pelo mercado também começa a indicar um caminho para a estagflação. Bancos como o Goldman Sachs e o Banco Ourinvest já projetam essa realidade para a economia brasileira no próximo ano. Ambas as instituições indicam uma inflação entre 4,9% a 5% e PIB abaixo de 1% em 2022. O Boletim Focus desta segunda-feira elevou a projeção de inflação para 2022, saindo de 4,79% para 4,96%. Assim, para o próximo ano, o alvo de 3,5%, também já está perdido e a previsão encosta no limite de tolerância da meta, que é de 5%.

A conjuntura tem obrigado o Banco Central a elevar a taxa básica de juros (Selic) para arrefecer a alta os preços. A projeção do mercado continua com a Selic em 9,25% ao final ano. Mas, para o próximo ano, o mercado elevou a projeção de 11% para 11,25% com a piora das expectativas inflacionárias. Embora a alta da Selic seja o único remédio para a inflação disponível no momento — uma vez que o governo não tem indicado maior preocupação com a questão fiscal e em controlar as incertezas que pressionam o valor do dólar –, subir demais os juros pode não controlar esses preços e ainda prejudicar o crescimento econômico do país, que hoje também enfrenta um elevado nível de desempregados, de mais de 14 milhões. Na segunda semana de dezembro, o BC divulga a última decisão da Selic no ano, que pode ter um aumento de 1,5 ponto percentual, chegando aos 9,25% estimados pelo mercado e dá diretrizes para o próximo ano.

Segundo especialistas, hoje a inflação segue bastante pressionada por fatores externos como a crise hídrica e o preço dos combustíveis, cuja cotação é definida internacionalmente, por isso o aumento desenfreado da Selic pode não surtir tantos efeitos nesses preços. A inflação deve seguir bastante pressionada pelos combustíveis, que está sendo constantemente reajustado para cima, com expectativas de essa escalada se estender ao longo do primeiro semestre de 2022. O cenário interno com as incertezas fiscais geradas pelo rompimento do teto dos gastos e o imbróglio da PEC dos Precatórios também estão deteriorando o cenário. Incertezas no cenário interno desvalorizam o real frente ao dólar. O dólar chegou a bater mais de 5,70 reais com o abandono da responsabilidade fiscal pelo governo.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf