De saída do PSDB, Alckmin deve votar nas prévias para presidente

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Michael Melo/Metrópoles

A participação de Geraldo Alckmin nas prévias tucanas virou um dilema no partido. Por ser ex-presidente do PSDB, Alckmin tem um voto com peso importante na escolha do candidato tucano à Presidência. A dúvida é se o ex-governador fará uso desse “poder” enquanto negocia sua filiação com outros partidos para disputar a eleição de 2022.

O colégio eleitoral do PSDB foi dividido em quatro nas prévias. Alckmin vota em um grupo mais seleto, do qual fazem parte governadores, vice-governadores, deputados federais, senadores, ex-presidentes do PSDB e o atual mandatário do partido.

A campanha do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirma que tem vantagem neste grupo e conta com o voto de Alckmin. Interlocutores do ex-governador, no entanto, admitem que o assunto causa constrangimento.

Três políticos próximos a Alckmin disseram à coluna que ele votará nas prévias tucanas, em Brasília, se ainda estiver no partido em 21 de novembro. Outros dois interlocutores afirmaram esperar que Alckmin acerte a desfiliação antes das prévias para evitar o mal-estar.

Alckmin postergou a saída do PSDB justamente para ajudar Leite angariar votos em São Paulo na briga contra João Doria. O atraso também serviu como uma desculpa para Alckmin ganhar tempo e analisar as propostas do PSD e do União Brasil, que nascerá a partir da fusão do PSL com o DEM.

A coluna questionou Alckmin sobre sua participação nas prévias, mas o ex-governador não retornou os contatos até a publicação desta reportagem.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf