FAB nega ter dado fuga a Olavo de Carvalho

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou uma nota, na madrugada deste domingo (21/11), negando que tenha transportado o filósofo Olavo de Carvalho aos Estados Unidos, no dia 13 de novembro. No sábado (20/11), a escritora Daniela Abade publicou uma série de tuítes que apontavam que o filósofo teria pegado carona em aeronaves da FAB para retornar às pressas aos EUA, após tratamento de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

A Aeronáutica chamou as suposições levantadas de “comentários levianos e irresponsáveise”. “A Instituição reitera que não transportou qualquer passageiro, incluindo o Sr. Olavo de Carvalho, no trecho em questão. Apenas os tripulantes que cumpriam a missão estavam a bordo”, diz a nota da FAB.

“A FAB repudia e não aceita a suposição de que teria participado de algum transporte de passageiro de maneira irregular ou oculta. Todos os atos da Instituição são balizados pela observância às leis e sob a ótica da transparência. A divulgação de inverdades, sem a devida apuração, deve ser combatida, por contribuir para a desinformação da sociedade”, reforça o texto do comunicado.

Na última semana, após ter alta de sua quarta hospitalização em 2021, Olavo de Carvalho regressou à Virginia, estado onde mora nos EUA. Ele estava no Brasil desde julho deste ano para tratamento médico. O filósofo decidiu voltar para casa antes de ser convocado para depor no caso que investiga se foi favorecido na fila do SUS.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, Olavo disse que seu retorno ao território americano foi repentino e sequer teve tempo para se despedir de médicos e enfermeiros do hospital. “Eu estava no hospital e me ofereceram um voo repentino para dali a 15 minutos. Eu não ia perder essa oportunidade”, desculpou-se.

Parlamentares do PT defenderam investigação para apurar o caso. O deputado Jorge Solla (PT-BA) afirmou que pediria na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara a convocação do comandante da FAB para explicar as acusações.

O comandante da Aeronáutica, brigadeira Carlos Almeida Baptista Júnior, respondeu a um tuíte do deputado se colocando à disposição do Congresso.

 

Nos tuítes de Daniela Abade, ela alega que Olavo teria usado um avião designado ao ministro das Comunicações, Fábio Faria. Ainda no sábado, Faria reagiu dizendo desconhecer o filósofo e chamou as suposições de “maluquices” e “devaneios”.

 

Na nota, a FAB também negou ter requisitado sigilo aos voos designados para o transporte de ministros de Estado com intuito de omitir a visualização em sites de monitoramento.

Segundo a Aeronáutica, o pouso no aeroporto Mac Arthur em Long Island, uma das suspeitas levantadas pela escritora Daniela Abade, foi programado por causa de restrição de pátio no aeroporto JFK.

“Por ser um local de grande movimentação, as autoridades americanas solicitam que o tempo de permanência no solo de aeronaves que não operam regularmente naquela localidade seja de, no máximo, 2 horas, o que inviabilizaria o trajeto direto a este aeroporto”, justifica a FAB.

O pouso em Long Island teria sido considerado pelo fato de já ser um local comumente utilizado como base de suporte pela FAB em viagens para Nova York e porque o aeroporto está a aproximadamente 59 quilômetros e cerca de 10 minutos do destino. “Somou-se ainda à decisão do pouso no aeroporto Mac Arthur o fato de possibilitar todo o processo de imigração dos tripulantes e também de não ter passageiros a bordo da aeronave.”

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf