Governo argentino pode perder apoio no Congresso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Getty/Getty Images

Fernández também impôs limite estrito às exportações de carne como forma de segurar os preços do produto, bastante consumido no dia a dia pelos argentinos.

A intervenção na economia aconteceu logo após a dura derrota de Fernández nas eleições primárias para o Legislativo, em setembro, quando a coalizão pró-governo, a “Frente de Todos”, obteve somente 31% dos votos.

Se esse panorama se confirmar, Fernández perderá o controle sobre a Câmara Alta e a maioria simples na Câmara Baixa nas eleições de 14 de novembro.

As medidas, porém, têm se mostrado ineficientes para conter a cavalgada inflacionária. Analistas já descartam, inclusive, a promessa do governo de baixar a inflação para 33% ao ano em 2022.

O problema, afirmam, encontra raízes em profundos desarranjos macroeconômicos que não foram enfrentados por Alberto Fernández.

Como não há fontes internacionais de crédito para o país, o governo segue alimentando imprimindo dinheiro como forma de se financiar. Isso alimenta o déficit fiscal, que deve fechar o ano em 4% do PIB.

Também derruba o valor da moeda nacional, o peso, que tem sido negociado a preços jamais vistos.

Desde 2019, a Casa da Moeda argentina trabalha 24 horas por dia para dar conta da emissão de notas.

Como resultado, a Argentina amarga hoje a maior inflação entre as economias de grande porte, perdendo apenas para a insolvente Venezuela.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf