Lula explica superação de divergências com Alckmin

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta terça-feira que está conversando com Geraldo Alckmin (PSDB) sobre uma possível aliança para disputar as próximas eleições. O petista disse, em entrevista à Rádio Gaúcha, que ainda não definiu se será ou não candidato, mas, caso seja, irá “construir uma chapa para ganhar as eleições”.

— Mas é o seguinte: eu quero construir uma chapa para ganhar as eleições. E quero construir uma chapa para mudar outra vez a história deste país — completou.

Quando questionado sobre formar uma aliança com alguém com quem tinha desavenças, Lula respondeu que sempre teve um bom relacionamento com Alckmin. O ex-governador de São Paulo, filiado ao PSDB, tem sido apontado como um eventual vice na chapa do petista. Ambos disputaram a presidência em 2006, em polos políticos opostos. Lula, contudo, minimizou eventuais diferenças ideológicas:

— Quando eu fui presidente da República, eu tive uma extraordinária relação com o Alckmin. O Alckmin foi um responsável governador de São Paulo. Ele está em uma definição de partido político. Nós estamos em um processo de conversar. Vamos ver na hora que eu decidir ser candidato ou não se é possível a gente construir uma aliança política.

O ex-presidente afirmou que, mesmo sem a certeza de que irá concorrer às eleições, já tem “23 vices e oito ministros da Fazenda”, ironizando especulações sobre sua chapa.

— Eu não tenho pressa para definir se vou ser candidato ou não. O partido já definiu que, se tiver candidato, sou eu o candidato. Eu tenho que, obviamente, conversar com outras forças políticas, com outros partidos políticos e quando chegar mais ou menos no meio de fevereiro ou em março eu vou conversar com o partido e vou decidir se vamos oficializar ou não a minha candidatura.

Além disso, o petista também disse que o país não pode ser governado por pessoas de fora da política.

— Aventuras não dão certo. (o presidente Jair) Bolsonaro é um exemplo disso, (O ex-presidente Fernando) Collor foi outro exemplo disso. Sempre que você tenta lançar alguém de fora da política, que não gosta de política, o resultado sempre é pior.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf