Moro ventila através do Globo que PF está acobertando Bolsonaro
Foto: UESLEI MARCELINO / REUTERS
Surpreendida com o depoimento do presidente Bolsonaro no caso que envolve Sergio Moro, a defesa do ex-juiz disse que foi impedida de comparecer à oitiva e fazer as perguntas que tinha preparado. As afirmações estão em uma nota do advogado de Moro, Rodrigo Rios. Bolsonaro prestou depoimento na noite de ontem no inquérito que apura a suposta interferência do presidente na Polícia Federal. A base da investigação foi o discurso de demissão de Moro do Ministério da Justiça, em abril do ano passado.
À coluna, interlocutores do ex-juiz afirmam que “o depoimento da PF teve o objetivo de blindar Bolsonaro”. Os advogados de Moro tinham solicitado a serem intimados sobre a data da oitiva do presidente para estarem presentes. A defesa havia feito uma lista com mais de 40 perguntas para Bolsonaro sobre episódios de suposta interferência na corporação.
Após pressão de dirigentes do PSL, jantar de Moro com partido é cancelado
Moro disse em nota que considerou “impróprio” Bolsonaro ser ouvido sem a presença de seus advogados. Também negou que tenha entrado no governo em troca da indicação para um cargo no Supremo Tribunal Federal (STF).
Integrantes da cúpula da PF negam qualquer tentativa de blindagem e apontam a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, que dispensou a necessidade dos advogados participarem da oitiva. “AUTORIZO o Delegado de Polícia Federal a proceder as oitivas de eventuais testemunhas sem a necessidade de intimação nos termos antes determinados, inclusive dos advogados dos investigados”, escreveu o magistrado.
No depoimento, o presidente admitiu à PF que pediu ao ex-ministro Moro para trocar o então diretor da corporação, Maurício Valeixo, e dois superintendentes do órgão, mas negou que os pedidos configurem interferência política. Segundo o presidente, o pedido foi feito por “falta de interlocução”.
Abaixo, a nota na íntegra do advogado Rodrigo Rios:
“A Defesa do ex-ministro Sérgio Moro foi surpreendida pela notícia de que o presidente da República, investigado no Inquérito 4831, prestou depoimento à autoridade policial sem que a defesa do ex-ministro fosse intimada e comunicada oficialmente com a devida antecedência, impedindo seu comparecimento a fim de formular questionamentos pertinentes, nos moldes do que ocorreu por ocasião do depoimento prestado pelo ex-ministro em maio do ano passado. A adoção de procedimento diverso no que concerne aos dois investigados não encontra justificativa plausível, tendo em vista a necessária isonomia legal que sempre deve existir entre os depoentes”
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf