Parte do PDT vai ignorar direção e votará pró-calote nos Precatórios

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A bancada do PDT decidiu, na noite de segunda-feira, mudar de posição e votar contra a proposta de emenda constitucional (PEC) dos Precatórios, que continuará a ser analisada pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, mas nem todos os parlamentares devem seguir essa orientação, segundo pedetistas.

Dos 15 votos a favor, seis tendem a repetir o apoio à PEC. Dos 15, três já são considerados “fora do partido”, por votarem sistematicamente com o governo Bolsonaro e, na avaliação dos pedetistas, estarem apenas aguardando a janela partidária em abril para trocarem de legenda. É o caso de Marlon Santos (PDT-RS) e Fábio Henrique (PDT-SE).

Dos 12 que sobram, de “dois a três disseram que não têm condições de mudar de voto”, segundo o deputado Mário Heringer (PDT-MG), anfitrião do jantar onde parte da bancada discutiu a mudança de posição. “Fizemos uma avaliação para além do texto da PEC, uma avaliação política de que é importante construirmos uma candidatura presidencial”, disse.

Para aprovar uma PEC (e rejeitar as emendas supressivas à proposta), o governo precisa do apoio de 308 dos 513 deputados. No primeiro turno, foram 312 votos a favor – dos quais 15 do PDT e nove no PSB, ambos partidos de oposição.

O pré-candidato do partido, Ciro Gomes, se manifestou pelo Twitter logo após a aprovação do texto-base da PEC em primeiro turno e disse que o apoio do PDT foi uma “surpresa fortemente negativa” e que deixava sua pré-candidatura “em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie sua posição” para o segundo turno de votação da proposta.

“Justiça social e defesa dos mais pobres não podem ser confundidas com corrupção, clientelismo grosseiro, erros administrativos graves, desvios de verbas, calotes, quebra de contratos e com abalos ao arcabouço constitucional”, escreveu Ciro na rede social.

A direção do partido começou a pressionar os deputados a votarem contra a PEC, apesar do acordo negociado entre os deputados André Figueiredo (PDT-CE) e Wolney Queiroz (PDT-PE) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para aprovar a proposta em troca da prioridade de pagamento dos precatórios (dívidas judiciais) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef).

Ao longo do dia, pedetistas diziam, nos bastidores, que não mudariam de posição porque isso os deixaria sem credibilidade na Câmara para fechar acordos, mas dentro do próprio partido e da bancada outros parlamentares os acusavam de ter trocado o apoio à PEC por dinheiro do orçamento para suas bases eleitorais, de olho na eleição de 2022. À noite, Wolney anunciou que parte da bancada que votou a favor do projeto tinha reavaliado, “por maioria”, e que o encaminhamento seria pela rejeição.

O diretório nacional do partido se reunirá nesta terça-feira, às 12h, para decidir se pune os deputados que votarem a favor da PEC.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf