Pesquisa de banqueiros decepciona os banqueiros

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS/Adriano Machado

A evolução favorável da pandemia no Brasil pode ter servido para que a avaliação de desempenho do presidente Jair Bolsonaro parasse de piorar. Mas isso ainda não lhe garante dividendos eleitorais. É o que mostra pesquisa Ipespe encomendada pela XP divulgada ontem.

Conforme o levantamento, 54% dos entrevistados consideram o atual governo ruim ou péssimo ante 55% em setembro. Já aqueles que avaliam o governo como ótimo ou bom passaram de 23% para 24%.

A desaprovação ao governo (64%) também não mostrou mudanças. Da mesma forma que aprovação, parada em 30%.

A avaliação do desempenho presidente no combate ao coronavírus não melhorou: 21% consideram ótimo ou bom; 57%, ruim ou péssimo (eram 22% e 58%, respectivamente, em setembro). Mas a preocupação com o problema caiu muito. De acordo com o levantamento, em agosto eram 39% os pesquisados que se declaravam “com muito medo” da covid-19. Hoje 23% fazem isto.

Piorou a percepção do brasileiro com relação à economia, que está no caminho errado para 67% dos entrevistados. O indicador sobe desde julho, quando era 59%.

As sondagens de intenções de voto para as eleições presidenciais mostram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando a disputa.

Lula passou de 43% para 42% no principal cenário. Bolsonaro se manteve em 28%. Nessa lista não está incluído o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, que vai se filiar ao Podemos na próxima semana. O candidato tucano considerado é João Doria, governador de São Paulo. Ele obtém 4%. Ciro Gomes (PDT), nessa relação, fica com 11%.

Na segunda simulação Moro é incluído e Doria substituído por Eduardo Leite, governador tucano do Rio Grande do Sul. Nesse caso, Moro fica com 8%, Ciro cai para 9% e Leite consegue somente 3%. Lula e Bolsonaro ficam respectivamente com 41% e 25%.

O ex-ministro da Saúde Luiz Mandetta (DEM) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), conseguem 3% e 2% nas duas simulações. Os senadores Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania) são incluídos na segunda lista. Vieira não pontuou e Simone conseguiu 1%.

O governador de São Paulo, João Doria, que disputa a indicação do PSDB para a disputa presidencial com o governador gaúcho, Eduardo Leite, recebeu 1%. Seu concorrente partidário não pontuou, assim como o apresentador José Luiz Datena, que está trocando o PSL pelo PSD. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) marcou 1%.

O Ipespe também investigou o posicionamento ideológico dos entrevistados. Nesse capítulo, 24% se disseram de esquerda ou centro-esquerda; 35% de direita ou centro-direita.

Foram ouvidas 1.000 pessoas de 25 a 28 de outubro em todas as regiões do país, em entrevistas por telefone. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95,5%.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf