Sampa se compromete a só ter carros elétricos a partir de 2035

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ADEK BERRY / AFP

O município de São Paulo comprometeu-se durante a COP26, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a banir a venda de carros novos com motor a combustão a partir de 2035. A declaração é assinada também por 32 países, além de outras cidades, fabricantes de automóveis e organizações. O Brasil não está na lista, assim como EUA, China, Alemanha, França e Espanha. O setor de transportes é responsável por cerca de 20% das emissões mundiais que provocam o efeito estufa, com 90% desse total correspondendo ao tráfego nas estradas.

Segundo o compromisso, os governos de países ou municípios signatários do acordo devem adotar em toda sua frota oficial, até 2035, somente veículos com emissão zero de poluentes. Eles também se comprometeram a adotar políticas que incentivem essa transição o quanto antes, segundo o documento divulgado pela organização da COP26.

O acordo, com cem assinaturas, está sendo apresentado oficialmente nesta quarta-feira. O compromisso estabelece que os seus signatários trabalharão para que, até 2040, todos os novos automóveis e vans já não estejam equipados com motor a combustão — ou seja, os que usam gasolina, diesel, gás natural e híbridos. Nos mercados maiores, a intenção é que as vendas desse tipo de veículo sejam suspensas até 2035.

Até agora, 32 países fazem parte do acordo, encabeçado pelo Reino Unido e que até a noite de terça-feira havia recebido o apoio de nações importantes como Canadá, Índia, Áustria, Chile e Dinamarca. Entre os fabricantes de veículos, seis grandes empresas se juntaram à iniciativa: Ford, General Motors, Volvo, Mercedes-Benz, Jaguar Land Rover e a chinesa BYD.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf