Senado cogita interferir na política de preços da Petrobras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mauro Pimental – 9.mar.20/AFP

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, presidida por Otto Alencar (PSD-BA), deve pautar nos próximos dias um projeto que propõe a alteração da política de preços da Petrobras para a venda de gasolina, diesel e gás liquefeito de petróleo.

Atualmente, a estatal utiliza a política de paridade internacional para precificar os combustíveis no Brasil. Uma proposição do senador Rogério Carvalho (PT-SE), por sua vez, pede que ela ocorra com base em cotações médias do mercado internacional, custos internos de produção e custos de importação.

“Outra inovação introduzida pelo projeto é a adoção de bandas de preços, que evitariam variações abruptas, limitando os repasses dentro de determinado período. O mecanismo seria regulamentado por ato do Poder Executivo e consistiria da definição de limites para a variação dos preços em determinado período”, afirma Carvalho.

O envio do projeto de lei para a Comissão de Assuntos Econômicos foi acertado nesta quarta (3) com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele aumenta a pressão do Senado sobre o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, que é alvo de um requerimento de convocação para explicar a composição dos preços —a petição deve ser pautada por Otto Alencar na próxima terça-feira (9).

“Não há como a Petrobras estar exportando petróleo cru lá para fora e o povo pagar em dólar”, afirma Otto Alencar. “Você paga funcionários em real, você paga custeio em real, transporte em real, energia em real. Por que tem que botar o preço de paridade internacional em dólar? Alguma coisa está errada nisso”, segue o presidente da comissão.

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf