Variante ômicrom chegará ao Brasil, diz Butantan

Todos os posts, Últimas notícias

Presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas afirma que o Brasil vai, “infelizmente”, receber a nova variante da Covid-19 e ela vai circular no país —se já não estiver circulando. “Resta saber se será contida”, diz ao Painel. Na sexta (26), a variante foi batizada de ômicron pela OMS.

Covas diz que estuda fazer doações de Coronavac a países africanos. Especialistas têm dito que a única maneira eficiente de barrar a proliferação de variantes é o avanço da imunização na região.

Covas lista medidas necessárias para conter a variante que ainda não foram tomadas ou que demoraram a ser implementadas, como o bloqueio de transmissão com ações não farmacológicas e vacinação em massa na África.

“O Brasil e os demais países dependem de medidas locais e regionais”, diz Covas, que também pede controle de entrada e quarentena dos que viajam da África para o Brasil. “Também não vejo isso sendo adotado”.

O governo Jair Bolsonaro decidiu na noite desta sexta (26) proibir a entrada no Brasil de quem esteve, nos últimos 14 dias, em seis países africanos.

Folha de SP