Alemanha confirma novo premiê de esquerda

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: JOHN MACDOUGALL / AFP

Os 16 anos de Angela Merkel à frente da Alemanha chegam ao fim nesta quarta-feira, com a transferência do governo para a coalizão tripartite liderada pelo social-democrata Olaf Scholz. Ao novo chanceler, caberá não só suceder uma das líderes mais populares e respeitadas do planeta, mas também guiar a principal economia da Europa em um momento de turbulências múltiplas que vão da pandemia à crise interna na União Europeia.

Scholz e o seu governo conjunto com os Verdes e o Partido Democrático Liberal (FDP) — a primeira aliança tripla alemã após a Segunda Guerra Mundial — foram formalmente eleito pelo Bundestag, o Parlamento do país, na manhã desta quarta, endossado por 395 dos 736 parlamentares em uma votação secreta. Os três improváveis parceiros, cujas desavenças por si só devem complicar a vida novo chanceler, prometem ter como prioridade central acelerar a transição verde alemã e fortalecer o bloco europeu.

Em seguida, Scholz foi para o Palácio Bellevue, a residência do presidente alemão, Frank-Walter Steinmeir, que lhe nomeou como novo líder do país. Ele agora retorna para o Bundestag, onde será formalmente empossado como o nono chanceler da Alemanha pós-guerra pelo presidente da Casa, Bärbel Bas.

Depois da cerimônia, os integrantes de seu Gabinete — que pela primeira vez na História terá o mesmo número de homens e mulheres — farão o mesmo caminho. Durante a tarde, a nova equipe de governo se reunirá com Merkel e seu time, que passará o último bastão.

O dia, contudo, começou com mais uma homenagem à Merkel, cuja despedida cerimonial ocorreu no último dia 2, no lado de fora do Ministério da Defesa, em Berlim. Ela foi recebida nesta quarta-feira pelos parlamentares com uma salva de palmas de quase um minuto, antes de se sentar no setor de visitantes do Legislativo.

Já nas coxias, enquanto a Casa votava para eleger Scholz, foi vista escrevendo em um caderno equilibrado nas suas pernas. Nos últimos dias, a conservadora pragmática que guiou a Alemanha por momentos críticos como o colapso econômico de 2007 e a crise de refugiados de 2015, disse que ainda não sabe o que fará daqui para frente, mas que pretende descansar. A sua União Democrata Cristã (CDU), por sua vez, será relegada à oposição pela terceira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

Isso não significa que o rompimento será brusco: Scholz foi vice-chanceler e ministro das Finanças durante o último governo de Merkel, uma coalizão entre os conservadores e os social-democratas. O político de centro-esquerda, que também recebeu uma salva de palmas dos parlamentares, foi eleito com uma plataforma que pregava em grande parte o continuísmo.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf