Bolsonaro criticou idade e aparência de jurista que pediu seu impeachment
Foto: Arquivo / Edilson Dantas / Agencia O Globo
O presidente Jair Bolsonaro atacou o jurista Miguel Reale Junior nesta quinta-feira durante transmissão em suas redes sociais. Ao comentar o pedido de impeachment protocolado pelo advogado nesta quarta-feira, Bolsonaro fez ofensas em relação à idade e aparência de Reale.
Reale foi um dos responsáveis pelo pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2015. Nesta semana, apresentou um documento para o pedido de impeachment de Bolsonaro, assinado por outros juristas. O documento faz acusações de crimes de responsabilidade com base nos resultados da CPI da Covid.
— Tudo balela, tudo palhaçada (sobre os pedidos de impeachment). Não tem impeachment sem povo na rua. Cadê a denúncia de corrupção? Tá lá o Miguel Reale Junior. Todo… está embalsamado já. Parece o Tutancâmon — disse Bolsonaro, em referência ao faraó egípicio.
No pedido de impeachment, Reale e outros advogados apontam que Bolsonaro, na condição de presidente, “deu causa à proliferação dos males que levaram milhares de brasileiros à morte e a perigo de morte em vista de terem contraído o vírus da Covid-19”.
Além disso, também são atribuídos ao presidente crimes de responsabilidade, assim como atos contrários à precaução da pandemia e a pregação em favor do uso de medicamentos sem eficácia comprovada para tratamento da Covid-19.
Durante a transmissão, Bolsonaro fez pouco caso das acusações imputadas a ele por Reale, como de “cúmplice do vírus” e de charlatanismo.
— Cara, nada contra a sua idade que eu vou chegar lá também. Mas temrina sua vida com dignidade. Deixa de fazer o papel de marionete da esquerda — disse Bolsonaro.
Miguel Reale Junior foi ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso em 2002 e, antes disso, secretário de segurança pública de São Paulo no governo Franco Montoro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf