Bolsonaro sofreu mega derrota na Bahia em 2018

Reportagem

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Bolsonaro não foi à Bahia se solidarizar com as vítimas das enchentes? A explicação talvez esteja no fato de que, em 2018, ele só venceu em 4 cidades, naquele Estado, e, lá, perdeu de Haddad por 72,69% a 27,31%. Confira reportagem da época, abaixo

*

Reduto do PT desde 2006, quando Jaques Wagner conquistou o governo, a Bahia registrou vitória de Jair Bolsonaro (PSL) em apenas quatro dos 417 municípios do estado. O estado é o quarto maior colégio eleitoral do país atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em Salvador, onde o capitão reformado tinha o apoio do presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto, o presidente eleito não venceu em nenhuma das 19 zonas eleitorais.

O resultado de Bolsonaro é pior do que Aécio Neves (PSDB) em 2014. Naquela eleição, o tucano conquistou 29,84% dos votos válidos contra 70,16% de Dilma Rousseff. Já o presidente eleito neste domingo teve 27,31% contra 72,69%.

Nos municípios baianos onde venceu, Bolsonaro teve uma diferença pequena em relação ao adversário. Foram eles: Teixeira de Freitas (51% a 49%), Itapetinga (53% a 46%), Luís Eduardo Magalhães (58% a 41%) e Buerarema (55% a 44%). No primeiro turno, o presidente eleito tinha conquistado, além dessas quatro cidades, Itabuna e Eunápolis.

Nas redes sociais, o governador reeleito Rui Costa (PT) não parabenizou o adversário, mas disse que “é muito importante respeitar o resultado das urnas, que representa a vontade da maioria dos brasileiros”. “A Bahia deu 73% dos votos a Fernando Haddad, a quem parabenizo pela luta até o último dia de campanha, que foi baseada na verdade e no respeito a todos os brasileiros”, afirmou.

Já ACM Neto pediu que Bolsonaro tenha um “olhar todo especial” ao estado. “Caberá a ele olhar para o Nordeste e para a Bahia, é o que vou defender. Se ele tiver essa posição, terá todo o meu apoio. Caso se posicione de outra maneira, eu não estarei ao lado”, ressaltou.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf