Casa Civil desmente Damares sobre farra aérea com Michelle e parentes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Usada como justificativa para uma carona em jato da Força Aérea Brasileira (FAB), a participação de sete parentes da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, como voluntários em um programa do governo federal foi negada pela Casa Civil. O GLOBO usou a Lei de Acesso à Informação (LAI) para obter mais detalhes da história junto à pasta, que coordena o Pátria Voluntária. Foi então que veio um desmentido oficial.

Em agosto, um jato da FAB decolou da capital federal rumo a São Paulo. Entre os passageiros, estavam os parentes de Michelle. A informação veio a público em outubro, mas até agora o governo apresenta versões contraditórias para explicar como um voo oficial foi usado para transportar a família da primeira-dama.

Oficialmente, o avião da FAB foi usado para levar a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e Michelle para um evento na capital paulista. Na época, para justificar a carona dos familiares da primeira-dama, o ministério alegou que eles eram voluntários do Pátria Voluntária, programa que tem Michelle à frente.

Em outubro, quando O GLOBO revelou a carona no avião da força aérea, o Ministério dos Direitos Humanos se justificou dizendo que “todas as pessoas citadas na mensagem foram transportadas pela aeronave da FAB, nos trajetos de ida e volta, como voluntárias nas diversas vertentes do programa Pátria Voluntária”. Entretanto, respondendo a pedido feito por meio da Lei de Acesso sobre o papel de cada passageiro do voo no projeto, a Casa Civil disse que “dos nomes citados, faz parte do Programa Pátria Voluntária apenas a servidora Lílian Costa Cardoso”, uma das passageiras do voo.

A aeronave da FAB levou sete parentes de Michelle para São Paulo: a filha mais velha, três irmãos, uma cunhada e dois sobrinhos. Damares e a primeira-dama participaram de um evento na capital paulista em que foi fechada uma parceria entre um instituto e o Pátria Voluntária. À noite, as duas foram na festa de aniversário do maquiador e influenciador digital Agustin Fernandez, amigo das duas. Ele voltou para Brasília no avião da FAB.

Procurado novamente, o ministério comandado por Damares insistiu que os parentes da primeira-dama “foram transportados, nos trajetos de ida e volta, como voluntários do programa”, mas não apresentou qualquer detalhe ou registro dessa atuação. A Casa Civil e a assessoria da primeira-dama também foram procuradas, mas não responderam.

Um decreto do governo federal, editado pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passado, estipula que “a comitiva que acompanha a autoridade na aeronave do Comando da Aeronáutica terá estrita ligação com a agenda a ser cumprida, exceto nos casos de emergência médica ou de segurança”.

O Pátria Voluntária tem como objetivo “promover o voluntariado de forma articulada entre o governo, as organizações da sociedade civil e o setor privado”. O programa tem um conselho, presidido por Michelle, que conta com 15 representantes do governo e 15 membros da sociedade civil, que não são remunerados.

Além disso, a Casa Civil tem a Secretaria Executiva do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, que tem sete servidoras, entre elas Lílian Costa Cardoso, que estava no voo para São Paulo e atua como coordenadora-geral de gestão do programa.

Enquanto o governo dá versões conflitantes para o episódio, as investigações do caso estão paradas. O subprocurador Lucas Furtado apresentou uma representação no Tribunal de Contas da União afirmando que havia indícios de que Damares “dispendeu recursos públicos em benefício privado”. O caso foi distribuído para o ministro-substituto Weder de Oliveira, mas não teve nenhum andamento após 19 de novembro. “Há de se notar que além do princípio da moralidade, o princípio da impessoalidade também aparenta ter sido violado”, escreveu Furtado na representação.

Em paralelo, o deputado Tulio Gadelha (PDT-PE) apresentou uma representação ao Ministério Público Federal pedindo investigação. A assessoria do MPF informou que o caso foi recebido em 7 de dezembro e que a procuradora responsável pelo caso vai oficiar a Secretaria Executiva do Ministério da Mulher.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf