Chile marca primeira grande derrota da extrema-direita na região

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Elvis Gonzalez/EFE

Líder de protestos estudantis que sacudiram o Chile em 2011, o esquerdista Gabriel Boric derrotou neste domingo, 19, o candidato ultraconservador José Antonio Kast, vencendo a disputa pelo Palácio de la Moneda. Aos 35 anos, Boric vai se tornar o nome mais jovem a assumir a presidência do Chile, sucedendo ao direitista Sebastián Piñera.

Com cerca de 83% dos votos apurados, Boric tinha 55,5% dos votos, ante 44,4% de Kast. Após a confirmação da vitória do esquerdista, Kast foi às redes sociais parabenizar o adversário por seu “grande triunfo”. “Acabo de falar com Gabriel Boric e o parabenizei por seu grande triufno. Ele é desde hoje o presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e colaboração construtiva. O Chile está sempre em primeiro lugar”, escreveu o pinochetista. “Somos esperança. somos mais quando estamos juntos. Seguimos!”, comemorou Boric.

Ao longo dos últimos anos, o Chile enfrentou desemprego em alta, aumento de desigualdades sociais, revolta na população indígena e escândalos financeiros que fizeram manifestantes tomarem as ruas do país. Admirador de Pinochet e de Jair Bolsonaro, o direitista Kast prometeu policiamento duro e combate à entrada de imigrantes venezuelanos, mas acabou moderando o discurso ao longo da campanha, limando as referências ao ditador. Boric, por outro lado, já pregou o acolhimento dos vizinhos que fogem do caos social instalado na Venezuela — e depois defendeu repatriar os ilegais.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf