Colunista antipetista elogia Lula e Alckmin

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Acompanho de perto a política nacional desde que desembarquei em Brasília em 1982. Vi José Sarney, presidente da Arena, partido que apoiava a ditadura militar de 64, opôs-se ao restabelecimento da eleição direta para presidente da República.

Meses depois, vi Tancredo Neves, candidato da oposição à sucessão do general João Figueiredo, o último presidente da ditadura militar de 64, convidar Sarney para ser seu vice, e ele aceitou. Eleito, Tancredo morreu sem tomar posse.

Sarney fez mais pela consolidação da democracia do que muitos que militaram na oposição ao regime militar. Itamar Franco como vice de Fernando Collor foi a aliança improvável seguinte. Collor era uma fraude, e a direita sabia disso. Itamar, um político sério.

Collor caiu e Itamar governou com sabedoria. Escolheu Fernando Henrique Cardoso para ministro da Fazenda. E o sociólogo, cujo o forte jamais foi a economia, bancou o Plano Real que manietou a inflação de 80% ao mês. Elegeu-se e se reelegeu presidente.

Nas duas ocasiões, derrotou Lula no primeiro turno. Os dois foram aliados quando o sociólogo, para se eleger senador, contou com o apoio do então líder sindical. Em 2002, o candidato de Fernando Henrique a presidente foi José Serra, mas ele torceu por Lula.

Para sua biografia, pegaria bem transferir a faixa presidencial para um ex-operário, o primeiro e único até hoje a ocupar o principal cargo da República. De resto, se Lula governasse mal, Fernando Henrique estaria disponível para retomar a faixa.

Também improvável foi a aliança entre Lula nas duas ocasiões em que se elegeu, principalmente na primeira, com o empresário José de Alencar. Serviu para que Lula se mostrasse confiável à direita que não o engolia. Não fez mal ao país, antes pelo contrário.

Na campanha presidencial de 2018, Geraldo Alckmin, então no PSDB, foi o candidato que mais bateu em Bolsonaro no primeiro turno. Seus comerciais de televisão contra ele foram os mais fortes. Só parou de bater depois da facada que ajudou a eleger Bolsonaro.

Alckmin e Lula se enfrentaram em 2016, trocaram o que Lula chama hoje de “botinadas”, mas se relacionaram com respeito – um como presidente, outro como governador de São Paulo. É menos improvável do que parece que estejam juntos em 2022.

No rol das alianças improváveis, a do líder do combate à corrupção, Sérgio Moro, com o Bolsonaro das rachadinhas que em 2002 votou em Lula, não teria sido mais bizarra? E, no entanto, como tal não foi tratada à época, e ainda não é por muita gente.

Nunca se ouviu de Lula e de Alckmin uma só palavra de ameaça à democracia. E a próxima eleição será sobre a democracia que Bolsonaro tanto procura enfraquecer. Não deveria ser uma escolha difícil votar em qualquer um que possa derrotar Bolsonaro.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf