Dallagnol diz que Power Point contra Lula foi “erro de cálculo”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rodolfo Buhrer / Fotoarena

O ex-procurador e ex-coordenador da Lava-Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, comentou sobre a exibição do Powerpoint durante a primeira denúncia movida pela força-tarefa contra Lula, em 2016. “Foi um erro de cálculo nosso”, admitiu Dallagnol em entrevista ao Flow Podcast nesta segunda-feira.

— Aí a gente faz a entrevista coletiva do Lula, (mas) a gente já tinha feito em entrevistas anteriores, usando lá apresentações, PowerPoints (sic*), a gente já tinha feito várias anteriores, só que não tinha tido aquela repercussão. (…) Foi um erro de cálculo nosso… A gente achou que fazendo igual às outras vezes a gente ia ter um resultado igual — disse o ex-procurador.

Na época, a entrevista para apresentar a denúncia de que Lula seria o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava Jato” foi transmitida ao vivo, e o PowerPoint utilizado por Dallagnol foi alvo de críticas e viralizou como meme nas redes sociais. Em setembro de 2016, usuários levaram os termos “PowerPoint” e “PPT” aos mais comentados do Twitter, alegando erros gramaticais na apresentação e ausência de evidências sólidas.

Lula chegou a ser posteriormente condenado no caso pelo então juiz federal Sergio Moro. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em junho deste ano, que houve suspeição do juiz envolvendo o ex-presidente e que a Justiça Federal de Curitiba não teria competência para ter julgado os casos. Por isso, as investigações serão remetidas à Justiça Federal do Distrito Federal, onde começarão a tramitar do zero.

Na entrevista ao Flow desta semana, Dallagnol ressaltou que Lula não foi inocentado, mas admitiu que será difícil que o petista volte à prisão. Para o ex-procurador, o fato de a investigação ter voltado ao seu início, há uma grande possibilidade de o suposto crime prescrever.

O ex-procurador comentou ainda sobre as críticas direcionadas à forma como a Operação Lava-Jato atuou nos casos do ex-presidente e às insinuações de que a força-tarefa teria cometido excessos em busca de apoio público.

— A gente buscou sim (o apoio da opinião pública), porque se a gente não tivesse buscado, meu amigo, não tinha existido Lava-Jato, tinha parado lá no ano um. Então a gente buscava sim o apoio da opinião pública, a gente dava publicidade, a gente achava que a sociedade merecia saber. (…) A gente pode ter errado em algum momento? A Lava-Jato pode ter errado, mas se errou, errou fazendo a nossa interpretação da Lei, com a melhor das intenções — disse o ex-procurador, que pediu exoneração do MPF no início do mês e agora mira carreira na política.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf