Deputado bolsonarista expõe adolescente espancado em vídeo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alerj

O deputado estadual bolsonarista Alexandre Knoploch (PSL) divulgou vídeos em que um adolescente de 16 anos aparece após ser espancado por tentar furtar um celular. O compartilhamento foi feito em um grupo de Whatsapp de moradores da Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio, local onde o parlamentar tem grande parte de sua base eleitoral. Nas imagens, o jovem está sentado no chão da rua, sem camisa e com o rosto e corpo sujos de sangue.

Ao compartilhar a imagem, Knoploch escreveu: “desculpa as imagens, mas veja o que está saindo do abrigo”. O texto faz referência a um abrigo social que acolhe jovens de 12 a 17 anos que fica no bairro. Os vídeos foram compartilhados pela conta de Whatsapp Bussiness do próprio deputado.

De acordo com o Ministério Público do Rio, a 4ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da Capital pretende identificar todas as pessoas que expuseram a imagem do adolescente “para que respondam por infração ao Art. 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.

O artigo penaliza quem “divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo a criança ou adolescente a que se atribua ato infracional”. A pena para este crime é de multa, podendo variar de três a vinte salários mínimos.

O MP-RJ também informou que o adolescente do vídeo foi identificado, e a promotoria instaurou um procedimento administrativo para “acompanhar todas as medidas tomadas pela direção do abrigo para proteção integral do adolescente, que teve seus direitos violados e está sob responsabilidade do Estado”.

Procurado, Knoploch confirmou que compartilhou as imagens no grupo após recebê-las de terceiros. O deputado também disse que a sociedade “está cansada de esperar punições” e que o ECA não deveria ser para “adolescentes que são aprendizes do mal”.

— O ECA, infelizmente, deveria ser para menores vulneráveis e para crianças e jovens de bem, e não para adolescentes, pré-adultos, que são aprendizes do mal e do crime — disse Knoploch, que completou: — O menor estava roubando. Não acho que solução é a agressão. As leis vigentes têm suas punições, mas a sociedade está cansada de esperar essas punições e continuam, enquanto isso, sendo vilipendiada do direito de ir e vir em paz.

De acordo com a presidente Comissão de Direito Socioeducativo da OAB-RJ, Margarida Prado, a fala do deputado perpetua uma falácia de que adolescente não são punidos quando cometem algum tipo de crime.

— A gente precisa desconstruir a ideia de que o adolescente que comete um ato infracional não é punido ou responsabilizado. Isso é uma falácia. Inclusive, em muitos casos em que adultos cometem um crime junto com algum adolescente vemos o adolescente ser internado em alguma unidade socioeducativa, enquanto o adulto responde em liberdade. Os adultos costumam ter mais recursos dentro de um processo, enquanto o adolescente não — explica.

Além disso, Margarida também aponta que Knoploch confunde o significado de um abrigo com o de uma unidade socioeducativa. O primeiro, segundo explica, é uma medida protetiva do estado para acolher adolescentes em vulnerabilidade.

A advogada completa ainda que o fato de um deputado compartilhar vídeos de um lichamento contra um jovem negro perpetua

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf