Ditadura militar de Mianmar põe prêmio Nobel da Paz na cadeia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Suzanne Plunkett/Getty Images

Aung San Suu Kyi, a líder deposta de Mianmar, foi condenada a quatro anos de prisão por um tribunal local nesta segunda-feira, 6. A ganhadora do prêmio Nobel da Paz de 1991 foi acusada de incitar a dissidência contra os militares e quebrar as regras de saúde em relação à Covid-19.

Suu Kyi, de 76 anos, foi a conselheira de estado de Mianmar e líder de fato até que os militares tomaram o poder em de 1º de fevereiro e impuseram sua liderança ao país do sudeste asiático. Após o golpe, ela foi uma das mais de 4.000 pessoas detidas em circunstâncias pouco claras.

A junta militar tentou restringir as informações sobre o julgamento realizado nesta segunda. Mas segundo a imprensa internacional, Suu Kyi foi condenada a dois anos de prisão por incitamento e mais dois por de violar a seção 25 da Lei de Gestão de Desastres, em uma decisão relacionada a sua condução da resposta à pandemia.

Além dos crimes julgados hoje, a líder deposta enfrenta outras acusações que somam sentenças máximas combinadas de mais de 100 anos. Ela rejeita todas as acusações e afirma que o julgamento é ilegal. Os advogados de Suu Kyi estão proibidos de falar com a imprensa.

O presidente deposto de Mianmar, Win Myint, também foi condenado a quatro anos de prisão nesta segunda. Não foi determinado onde eles irão cumprir suas sentenças.

Esta não é a primeira vez que Suu Kyi é condenada à prisão. Durante o regime militar anterior, ela passou longos períodos em prisão domiciliar após o assassinato em 1947 de seu pai, herói da independência nacional.

Em 1988 ela ajudou a liderar uma revolta contra a junta militar e em 1991 venceu o Prêmio Nobel da Paz. Ela foi eleita para o Parlamento em 2012 e depois que assumiu o poder viu sua figura internacional desmoronar. Ela é acusada de comandar uma concepção autocrática de governo e perseguir a minoria étnica Rohingya.

Em 2017, quase 750.000 muçulmanos da minoria fugiram dos abusos do governo e das milícias budistas para buscar refúgio em acampamentos de Bangladesh. Após a tragédia, Mianmar foi acusada de “genocídio” na Corte Internacional de Justiça (CIJ).

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf