EUA devem recusar extradição de bolsonarista foragido

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William/05-11-2019

Dados fornecidos pelo Ministério da Justiça mostram que a chance de o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos ser extraditado para o Brasil é remota. Desde 2019, o Brasil fez 50 pedidos de extradição de foragidos da Justiça ao governo dos Estados Unidos, mas apenas dois foram atendidos. Um dos casos envolvia um acusado de estupro de vulnerável e o outro de homicídio. Isso mostra que apenas 4% dos pedidos ativos feitos pelo Brasil aos EUA foram atendidos nos últimos três anos.

Em contrapartida, no mesmo período o Brasil recebeu nove pedidos dos EUA para extraditar foragidos da Justiça americana e atendeu cinco deles.

Em outubro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Allan dos Santos. O blogueiro é alvo de dois inquéritos que investigam suposto esquema de divulgação de informações falsas. No mesmo mês, o STF proferiu uma decisão para que Allan dos Santos fosse incluído na lista de difusão vermelha da Interpol. Até hoje, porém, a resposta dada pelo órgão é que a solicitação está sob análise do setor competente. Diante disso, a PF reiterou o pedido. É comum que a inclusão na lista ocorra de maneira rápida, o que não aconteceu no caso de Allan dos Santos.

A lista de difusão vermelha funciona como um alerta para que os 190 países-membros da instituição saibam que há mandados de prisão pendentes contra criminosos procurados em seus países de origem, permitindo que sejam presos e extraditados.

O GLOBO publicou reportagens sobre exonerações de delegados que estariam envolvidos no processo de extradição do blogueiro. A PF nega que qualquer demissão tenha relação com esse processo e afirma que o encaminhamento do pedido de extradição coube ao chefe da Divisão de Cooperação Internacional (Interpol), Rodrigo Carnevale, que segue no posto.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf