Eurasia Group diz que Moro e Doria não quebram polarização Lula-Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ana Paula Paiva/Valor

Para o diretor da divisão de Américas da Consultoria Eurasia, Christopher Garman, um dos analistas mais ouvidos pelo mercado financeiro, o Brasil deve assistir nos próximos meses uma recuperação da popularidade do presidente Jair Bolsonaro. Insuficiente, contudo, para lhe dar favoritismo na corrida eleitoral de 2022.

Segundo o cientista político, a trajetória declinante da popularidade do presidente deve ser interrompida com a reposição do salário mínimo, o início do pagamento do auxílio Brasil e o provável controle da inflação.

A entrada do presidente no PL e a aliança com o PP deve garantir a Bolsonaro tempo na televisão para fazer a defesa de seu governo e o presidente conseguiu se aproximar do Centrão sem perder o apoio de sua base de apoiadores incondicionais.

Para Garman, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se move para conquistar o centro ao sinalizar com uma chapa com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas isso não significa que ele migre para uma defesa de uma política econômica com consistência fiscal. Ao contrário: Lula cimenta a sua popularidade acenando com o aumento de gastos públicos. Garman, que tem dupla cidadania brasileira e americana, faz um paralelo entre Lula e Donald Trump. Para ele, Lula fará uma campanha no estilo “let’s make Brazil great again”.

A terceira via consegue se capitalizar caso Bolsonaro continue em trajetória declinante. Os maiores beneficiários potenciais são os candidatos de perfil mais conservador, como Sérgio Moro (Podemos) e João Doria (PSDB), mas Garman não espera movimentos importantes nas pesquisas. Acredita que Moro tende a encerrar o período pré-eleitoral em terceiro lugar.

A entrada de Moro no cenário eleitoral deve levar a Operação Lava-Jato para a campanha eleitoral e aumentar a rejeição de Lula. Mas o petista, em sua opinião, se beneficia da agenda do eleitor, mais focado em discursos com apelos sociais. Ele vê, contudo, a possibilidade dessa agenda mudar nos próximos meses.

A Eurasia tem por hábito medir em percentuais de probabilidade os cenários com que trabalha. A chance de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro é de 80%, mas já foi maior. Garman vê Lula com mais possibilidade de vitória no segundo turno, mas neste caso não sugere percentual.

“Quatro meses atrás, terceira via parecia ‘wishful thinking’. Hoje não é um cenário provável, mas é um possível”

Garman terá um espaço no site do Valor a partir desta semana. Ele analisará a conjuntura no vídeo “O Brasil em 60 segundos”, uma produção da Gzero Mídia, do grupo Eurasia, feita com exclusividade para o Valor.

A evolução do quadro sucessório no Brasil será um dos principais focos dos vídeos que irão ao ar. Ele considera que as articulações já dominam totalmente a cena.

O cientista político tem mestrado pela Universidade da Califórnia, em San Diego. Está na Eurasia desde 2005.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf