Federação de esquerda só será discutida em março

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Heudes Régis/SEI/Divulgação

A decisão se os principais partidos de esquerda formarão uma federação para disputar as eleições do ano que vem só será tomada no final de março, quando fechar a janela partidária e quando já estará mais claro o rumo das candidaturas regionais nos estados.

PT, PSB, PCdoB, PSOL e PV deram início às conversas para a formar uma federação como prevê a nova legislação eleitoral, mas segundo o Radar apurou, há ainda acordos importantes a serem firmados antes da decisão final sobre a aliança.

Um cacique do PSB explicou ao Radar que a decisão sobre os candidatos aos governos de São Paulo e de Pernambuco pavimentará ou não o caminho para que a federação ocorra de fato.

Em Pernambuco, o PSB do atual governador Paulo Câmara quer continuar no governo, mas ainda não indicou seu candidato próprio, algo que o PT já fez, ao divulgar que escolheu o senador Humberto Costa como postulante ao cargo. Os socialistas tentam dissuadir o PT da opção.

Já em São Paulo é notória a saia justa, com o PT insistindo em lançar Fernando Haddad ao governo contra o desejo de Márcio França, do PSB, de concorrer ao mesmo cargo. No último dia 20, um dia depois do jantar entre Lula e Geraldo Alckmin, dirigentes das duas legendas se encontraram para debater a federação. Uma pessoa que participou da reunião disse que não se chegou a um consenso e que o clima não foi lá tão amistoso.

São Paulo e Pernambuco são os estados mais importantes para o PSB e o partido diz nos bastidores que, apesar de não precisar da federação para sobreviver, aceita e deseja uma composição com o PT desde que a negociação não seja de cima pra baixo. Ou seja, com jeitinho tem conversa. O PSB, conta um filiado, aceitaria França de vice de Haddad, inclusive, desde que isso não seja uma imposição petista.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf