Governadores vão criar passaportes da vacina estaduais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Estadão

A falta de comando e as controvérsias do governo federal em relação ao “passaporte da vacina” têm feito Estados apostarem cada um por si em regras e exigências – mais um capítulo da interminável queda de braço federativa que só se acentuou durante a pandemia. Chefes de Executivos estaduais temem que a falta de unidade nacional sobre o tema cause uma onda de judicialização e, no limite, até comprometa a exigência de comprovação vacinal para entrar em espaços públicos ou privados. O temor, aliás, já tem fundamento concreto. O bolsonarista PTB está no STF tentando derrubar os passaportes estabelecidos em Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Amazonas, Bahia e na cidade do Rio de Janeiro.

O clima entre os governadores, no entanto, é de topar a briga. São Paulo já foi também ao STF, mas para reivindicar o passaporte em território nacional. “A Anvisa recomenda e o governo não segue. O Brasil precisa adotar o passaporte da vacina”, diz o governador Wellington Dias (PT-PI).

De Renato Casagrande (PSB-ES): “É um problema que nada seja feito ou executado sem politizar. O passaporte é mais um tema que passa por isso, o que atrapalha tudo e dá sinais errados à população. Não deveríamos estar nesta confusão. A solução, portanto, é cada um fazer sua parte”.

Movimentado com os temas “quentes” da pandemia, o grupo do Fórum de Governadores tem estado mais silencioso nos últimos tempos – inclusive sobre o passaporte vacinal. A leitura é de que temas ideologizados estejam sendo evitados para não melindrar quem ainda não definiu seu rumo para 2022.

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf