Governo ainda espera que STF aceite visitantes sem vacina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

O ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou nesta terça-feira que o governo federal só irá editar uma nova portaria com regras para a entrada no Brasil após o Supremo Tribunal Federal (STF) analisar o recurso contra a decisão que obrigou a exigência de comprovação de vacinação. O governo tem duas versões prontas e aguarda a decisão da Corte para publicar o novo documento. A data ainda não foi definida.

Na segunda-feira, a Advocacia-Geral da União (AGU) questionou o STF se a decisão do ministro Luís Roberto Barroso vale apenas para estrangeiros ou se deve ser aplicada também para brasileiros que moram no Brasil e retornam de viagem ao exterior.

— Governo entrou com embargo de declaração ontem para poder aclarar aquela decisão, para gente entender realmente o que significa palavra “viajante” e tudo mais, e aí depois disso a gente vai ver como é que nós vamos cumprir — disse Anderson Torres, na saída de um evento no Palácio do Planalto.

De acordo com Torres, uma nova portaria interministerial será publicada, mas apenas após a decisão do STF.

— A AGU vai esclarecer direitinho isso com o Supremo, a gente vai fazer uma portaria conjunta, como já fizemos uma aqui do governo federal. Saúde, Justiça e Casa Civil e daí em diante o que for acertado ali será cumprido — afirmou Torres. — (Portaria será publicada) Depois do resultado da decisão dos embargos da declaração.

Na próxima quarta-feira, a decisão liminar dada por Barroso passará a ser julgada pelos demais ministros da Corte em uma sessão extraordinária do plenário virtual. A análise deve ir até o dia 16.

O governo publicou uma portaria interministerial na última quinta-feira em que determinava que viajantes, fossem brasileiros ou não, deveriam apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 para entrada no Brasil pelas vias aéreas. Os turistas também deveriam apresentar exame de RT-PCR ou de antígeno com resultado negativo, realizados 72 ou 24 horas antes do embarque.

Já nas fronteiras terrestres, a regra era mais branda: bastava apresentar o comprovante ou o teste negativo. A portaria foi suspensa na sexta-feita após ataque hacker que retirou do ar sistemas e sites do Ministério da Saúde.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf