Juros no país aumentarão pela sétima vez consecutiva

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

Em praticamente unanimidade, o mercado financeiro espera que o Copom irá subir a Selic em 1,5 ponto percentual no último comunicado do ano, que será divulgado no final desta quarta-feira, 8. A alta desta magnitude foi sinalizada na última reunião, realizada em outubro, e com ela a taxa básica de juros passará a atingir 9,25% ao ano. Se confirmada, essa será a sétima alta consecutiva no índice, que até o começo desde ano, vinha em ritmo de queda. A última grande sequência de altas consecutivas ocorreu entre setembro de 2014 e julho de 2015, quando a taxa passou de 11% para 14,25% após oito encontros do Comitê de Política Monetária.

“O cenário econômico evoluiu de acordo com a sinalização do Banco Central, não houve nenhuma grande surpresa. A crise fiscal continuou, a inflação continuou elevada e tivemos piora das expectativas do longo prazo. Além disso, os dados da atividade econômica vieram mais fracos. Todos os sinais corroboram para a continuidade do processo de elevação de juros”, diz João Mauricio Rosal, economista-chefe da Guide Investimentos.

A taxa básica de juros da economia começou o ano de 2021 a 2% ao ano, mas desde a primeira reunião, realizada em janeiro, vem em uma escalada de subida e, com a alta prevista de hoje, totalizará 7,25 pontos percentuais. A inflação foi o principal propulsor dessa alta, principalmente de produtos como combustíveis e energia.

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, o mês de novembro teve alta de 1,17% e no ano acumula 9,57%. Só em novembro o preço do gás de botijão subiu 4,34% e a gasolina subiu 6,62%, acumulando no ano uma alta de 44,83%. Além da inflação, o risco fiscal do país vem pesando na Selic. A aprovação da PEC dos Precatórios, que prevê mudança na regra do teto de gastos e a rolagem de dívidas judiciais que ultrapassarem o limite de 40 bilhões de reais em 2022, aumentaram a percepção negativa.

Ao longo do ano passado, quando o Copom decidiu descer os juros para os níveis historicamente baixos de 2% ao ano para estimular a economia em meio à crise causada pela Covid-19, o Comitê veio sinalizando a importância do andamento das reformas econômicas que aliviassem as contas públicas do país.

Apesar da relação dívida/PIB ter se amenizado de lá para cá, no longo prazo o cenário ainda é duvidoso e as expectativas do mercado se deterioraram tendo em vista principalmente as eleições no ano que vem.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf