Lula iguala melhor desempenho eleitoral do PT entre os mais pobres

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Julien de Rosa/ Reprodução

A crise econômica deu as caras na corrida presidencial. O eleitor de baixa renda, que sente com mais força o peso da inflação e do desemprego, empurra as candidaturas Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) em sentidos opostos.

A nova pesquisa do Datafolha traz o ex-presidente com 56% das intenções de voto no eleitorado mais pobre, igualando o melhor desempenho eleitoral do PT no segmento de baixa renda.

Já Bolsonaro, um presidente em busca da reeleição, aparece com apenas 16% das intenções de voto nesse segmento –uma espécie de punição pela crise.

As fotografias dessa faixa da população vão definir o cenário eleitoral até outubro de 2022, por dois motivos principais: a dimensão desse segmento (metade do eleitorado brasileiro tem renda de até dois salários mínimos, segundo o Datafolha) e as previsões de que a economia deve continuar enfrentando tropeços ao longo do ano que vem.

Os números da pesquisa sugerem que, até aqui, o eleitor de baixa renda atribui a Bolsonaro uma parcela de responsabilidade pela crise, enquanto Lula parece se beneficiar de uma memória da situação econômica experimentada durante seus governos, de 2002 a 2010.

É significativo que o ex-presidente, fora do cargo há mais de uma década, apareça nesse segmento com um índice semelhante ao que ele alcançou no primeiro turno de 2006, na campanha à reeleição.

Na véspera daquela votação, Lula tinha o apoio de 55% dos eleitores com renda de até dois salários mínimos, contra 29% do segundo colocado, o então tucano Geraldo Alckmin.

Aquela disputa marcou uma transformação no eleitorado do PT. Até então, o partido tinha um desempenho melhor na classe média e em fatias mais ricas da população. O impacto de políticas de redução da pobreza, como o Bolsa Família, impulsionou o partido na base da pirâmide de renda.

Nos anos seguintes, os petistas mantiveram vantagem sobre seus adversários nesse segmento, mas não voltaram a romper a barreira dos 50% das intenções de voto entre os mais pobres às vésperas das votações de primeiro turno.

Desta vez, o petista está na oposição, e quem tem a máquina do governo para bancar um programa de transferência de renda é Bolsonaro –ainda que haja dúvidas sobre o efeito político dos R$ 400 do Auxílio Brasil.

A vantagem construída por Lula, no entanto, indica que o atual presidente terá dificuldades para recuperar espaço nesse segmento.

A diferença entre os dois indica uma mudança considerável em relação à campanha de 2018. Na véspera do primeiro turno, Fernando Haddad (PT) tinha 29% das intenções de voto entre eleitores de baixa renda, contra 25% de Bolsonaro. Nem no segundo turno o petista alcançou os índices que Lula ostenta agora.

Na corrida de 2022, o avanço do ex-presidente nesse grupo fica nítido também na pesquisa espontânea –que permite uma comparação menos ruidosa dos levantamentos feitos ao longo da pré-campanha.

Em maio, 24% dos brasileiros com renda de até dois salários diziam votar em Lula antes mesmo de ver a cartela com os nomes dos possíveis candidatos. Em dezembro, esse índice chegou a 36%.

Na pesquisa estimulada (com os nomes dos pré-candidatos à mostra), a vantagem de Lula sobre Bolsonaro aparece de maneira acentuada nos estratos que concentram eleitores de baixa renda.

Entre quem procura emprego, o petista tem 62% das intenções de voto no primeiro turno, contra 16% de Bolsonaro. No Nordeste (67% dos eleitores com renda de até dois salários), Lula aparece com 61%, contra 17% do atual presidente.

O mau desempenho da economia não terá efeitos apenas na base da pirâmide. Em segmentos de renda média, a vantagem que Bolsonaro teve em 2018 derreteu.

No eleitorado que recebe de dois a cinco salários mínimos, Lula tem 42% no primeiro turno, contra 28% do presidente. Na última eleição, Bolsonaro superou Haddad por 41% a 19% nessa etapa da disputa.

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf