Lula já estaria fazendo planos de governo, segundo colunista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ex-presidente Lula não apenas está de volta ao jogo e quer ganhar, segundo declarou ontem em entrevista à agência Reuters, como já estuda como irá governar, relacionar-se com o Congresso, evitar um pedido de impeachment e nomear seu ministro da economia.

Lula, embora não tenha dito com todas as letras, apoia a ideia de o PT compor uma federação partidária com o PSB, PCdoB, PSOL e PV.

Segundo um aliado próximo, o petista considera que a união dos partidos (que atuariam como uma só agremiação política nas eleições, devendo permanecer assim por pelo menos quatro anos, segundo as regras aprovadas pelo TSE), permitiria ao PT construir na Câmara uma frente com 140 a 160 deputados — o que, em caso de vitória em 2022, lhe daria duas vantagens logo de cara.

A primeira seria fortalecer o governo diante do Centrão.

O bloco de partidos de centro-direita liderado por Arthur Lira reúne hoje em torno de 200 deputados. Com a federação, o PT, atualmente com 53 cadeiras na Câmara, triplicaria o seu peso.

“Logicamente, o governo vai ter de sentar para conversar com vários partidos, mas uma bancada maior já desobrigaria o partido de fechar acordos draconianos para votações de maioria simples — as emendas constitucionais dá para negociar pontualmente”, afirma o aliado de Lula (as matérias que exigem maioria simples precisam do voto de 257 deputados; a aprovação das propostas de emenda à Constituição, 308).

A segunda vantagem que a federação partidária e a eleição de uma bancada de até 160 deputados trariam a um eventual governo Lula seria a de blindar o petista de um pedido de impeachment — possibilidade na qual o aliado do ex-presidente não acredita, mas que, segundo ele, é temida por parte do PT e considerada por Lula. Como são necessários 342 votos para abrir um processo do gênero, os votos contrários de 172 dos 513 deputados que formam a Câmara já seriam suficientes para compor um “seguro impeachment” para o petista.

Uma outra definição crucial que Lula está determinado a colocar em prática caso seja eleito diz respeito à escolha de seu ministro da economia.

Como antecipou o jornal Valor em setembro, o petista já declarou a correligionários que escolherá para o cargo um político e não um especialista no ramo.

Segundo o aliado próximo ao ex-presidente, ele mantém essa convicção.

E o que Lula pretende com a nomeação de um político e não de um economista para a pasta? Responde o aliado: “Evitar o fiscalismo e o burocratismo”.

Isso significaria que a responsabilidade fiscal não seria uma preocupação de um eventual governo Lula?

“Não”, responde o aliado. “Mas os conceitos de controle de gestão e disciplina fiscal não serão os que estão aí”.

Lula pretende usar o mês de janeiro para “submergir”.

No que depender do petista, a decisão sobre a composição da federação partidária, bem como o anúncio da entrada do ex-tucano Geraldo Alckimin como vice em sua chapa, ficam para fevereiro.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf