Mais da metade dos estudantes brasileiros não teve internet para estudar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360 12.03.2020

Dados divulgados no relatório “Síntese de Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira 2021” realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicado nesta 6ª feira (3.nov.2021), mostram que metade dos alunos de 15 a 17 anos matriculados na rede pública de ensino não possuíam equipamentos ou acesso à internet para acompanhar as aulas remotas durante a pandemia.

Segundo levantamento da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação), o Brasil foi o 2º país com maior período de suspensão total das atividades presenciais e remotas por orientação governamental em função da pandemia com 190 dias, perdendo apenas para o México que registrou 265 dias. Os registros foram coletados de 15 países.

Complementarmente, o INEP levantou que a média de dias sem aulas presenciais em todos os níveis da educação básica em 2020 atingiu 287,5 dias na rede pública de ensino e 247,7 na rede privada.

Com as aulas acontecendo remotamente, o Brasil pôde notar as desigualdades de acesso à tecnologia no território nacional. O relatório do IBGE apresenta que no grupo de 15 a 17 anos, apenas 54% possuíam computador ou notebook e acesso à internet em casa durante as aulas remotas. Do total de estudantes elegíveis ao grupo, os pertencentes à rede particular de ensino, 90% possuem acesso à tecnologia necessária para realização das atividades escolares remotas. Já na rede pública, apenas 48,6% tinham computador e internet em casa.

Neste sentido, houve mobilização nos Estados para auxiliar famílias com pouco ou nenhum acesso à tecnologia que tinham, na composição, filhos em idade escolar. Na rede pública, as Unidades da Federação apresentaram números heterogêneos acerca da distribuição de equipamentos para uso do aluno durante a suspensão das atividades presenciais. Confira alguns dos percentuais apontados pelo estudo:

Amapá: 3,2%
Acre: 3,9%
Espírito Santo: 4,9%
Rio de Janeiro: 5,6%
Rio Grande do Sul: 16,2%
São Paulo: 18,6%
Distrito Federal: 21,9%

Cuidados básicos de higiene foram cruciais durante a pandemia. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, as escolas públicas possuem menos estrutura sanitária que as escolas particulares. Em 2019, apenas 56,2% das instituições de ensino médio públicas possuíam pia ou lavatório em condições de uso e acesso a sabão, enquanto na rede particular, o número era de 98,3%.

Nos Estados, o Rio de Janeiro apresentou o melhor índice de estrutura sanitária com pia ou lavatório em condições de uso e acesso a sabão do Brasil com 80,6% das escolas públicas. O Estado com condição mais precária é o Mato Grosso do Sul com apenas 40,2% das escolas públicas que dispõem dessa estrutura.

De maneira geral, as escolas públicas do Brasil não possuem estrutura física adequada ou ampliada para o retorno seguro das aulas presenciais. Segundo o Censo Escolar de 2020, o percentual brasileiro de adequação estruturais nas escolas públicas é de 55%. Na rede privada, 58% das escolas foram adaptadas em resposta à pandemia.

Nordeste e Norte apresentam maior investimento na área, com 71% e 69,5% de investimento nas instituições públicas. No Nordeste, os números superam os investimentos nas instituições privadas. Sul e Centro-Oeste mostram os menores recursos em ampliação da rede pública com 31,2% e 33,9%, respectivamente.

O estudo foi promovido pelo PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) em parceria com o (SCN) Sistema de Contas Nacionais. Dados colhidos de maio a novembro de 2020 pelo grupo especial PNAD Covid-19 também foram utilizados no estudo.

Poder 360

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf