Mais um caso de racismo na Zara

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Uma loja da Zara no Shopping da Bahia, em Salvador (BA), foi acusada de racismo após um segurança abordar um cliente negro. O caso aconteceu nesta terça-feira (28/12) e foi registrado em vídeo por pessoas que passavam pelo local.

Nas imagens, é possível ver o cliente negro mostrando seus cartões, documentos e notas fiscais dos produtos que comprou. “Eu tenho cartão, eu compro o que eu quiser!”, diz.

Em nota, o Shopping da Bahia afirmou que representantes da loja pediram que o segurança abordasse o cliente. “O profissional não poderia ter atendido a tal solicitação, pois descumpre o que determina o regulamento do shopping, apesar dos constantes treinamentos recebidos”, afirma o comunicado.

O shopping ainda disse que incluirá as imagens nos treinamentos internos para “evitar que se repitam”.

Outro caso
Em outubro, investigação realizada pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE), identificou que a loja da Zara, em um shopping de Fortaleza (CE), possuía um protocolo para tratar os clientes. De acordo com as informações obtidas, a orientação era “vigiar” a movimentação de “potenciais suspeitos”, baseando-se pela vestimenta e cor da pele das pessoas.

A investigação foi aberta pela Polícia Civil após a delegada Ana Paula Barroso ter sido barrada na entrada de uma loja da Zara em um shopping na capital cearense, em setembro deste ano.

Na data do episódio, a delegada, que é negra, foi impedida de entrar no estabelecimento por um funcionário por “questões de segurança”. Mesmo após questionar e pedir mais explicações, Ana Paula continuou sem permissão para entrar.

Após apuração da denúncia, a Polícia Civil indiciou o gerente da Zara, Bruno Filipe Simões Antônio, de 32 anos, pelo crime de racismo.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf