Mercado de trabalho está longe do nível pré-pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O mercado de trabalho deu vários sinais de melhora pelos números da Pnad de outubro, divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. Mas, ainda assim, 20 meses após o início da pandemia no país, ainda não conseguiu recuperar o nível de antes da crise.

A análise do mercado de trabalho tem sutilezas, porque há sazonalidades. Há sempre geração de vagas no final do ano e por isso é importante fazer comparações com o mesmo mês de anos anteriores. Como em outubro de 2020 a economia sofria com as medidas de isolamento, um bom mês para se olhar é outubro de 2019.

Por essa comparação, vários indicadores mostram que o mercado de trabalho ainda não se recuperou totalmente. A taxa de desocupação, por exemplo, em outubro de 2021 ficou em 12,1%, acima dos 11,8% de outubro de 2019. Já a população ocupada ficou em 93,95 milhões de brasileiros, abaixo dos 95,04 milhões, nessa mesma comparação, ou seja, cerca de 1 milhão a menos.

No emprego com carteira assinada, o cenário é o mesmo. Em outubro de 2021, 33,87 milhões trabalhavam com registro, contra 34,5 milhões de outubro de 2019. Os números do mercado informal mostram 11,95 milhões contra 12,25 milhões, na mesma comparação.

Outro dado importante é o rendimento médio real. Em outubro de 2021 ele foi de R$ 2.449, 6,5% abaixo dos R$ 2.617 de outubro de 2019. E a taxa de subutilização da força de trabalho, que inclui desocupação, subocupação por insuficiência de horas e a força de trabalho potencial, também está mais alta: 25,7% contra 23,8%.

O mercado de trabalho já não vinha bem antes da pandemia, depois de anos de recessão e baixo crescimento. Por isso, é preocupante que até agora não tenha sequer voltado ao nível anterior à crise sanitária.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf