Ministros bolsonaristas do STF Batem cabeça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O sonho de Jair Bolsonaro é ver no STF (Supremo Tribunal Federal) seu quinhão de 20% – na verdade, 18%, segundo a matemática – atuar como um time. A esperada dobradinha frustrou já de início. Horas depois de André Mendonça ser empossado ministro da Corte, na quinta-feira (16), Kassio Nunes Marques fez um movimento que coloca o novato em situação desconfortável.

Nunes Marques interrompeu o julgamento sobre a obrigatoriedade de passaporte vacinal a viajantes que ingressarem no Brasil. O processo estava sendo deliberado no plenário virtual, um sistema no qual os ministros não se encontram, apenas postam seus votos. Ao fim de uma semana, o resultado é divulgado.

O julgamento já tinha começado quando Mendonça tomou posse. Portanto, se o caso permanecesse no plenário virtual, o novo ministro não votaria. Mas, pela regra do Supremo, quando há pedido de destaque no plenário virtual, o caso é interrompido para ser reiniciado do zero no plenário físico.

O STF está em recesso até 31 de janeiro. Quando as atividades forem retomadas, o processo será pautado no plenário físico, com a presença dos onze ministros – André Mendonça inclusive. Reservadamente, ministros do STF avaliam que Nunes Marques, o primeiro escolhido por Bolsonaro para ocupar uma cadeira no STF, colocou seu novo colega em maus lençóis.

Votar nesse processo é desconfortável para Mendonça. Qualquer que seja a posição adotada, ele ficará exposto a críticas. Se votar contra o passaporte da vacina, a oposição apontará o dedo para o ministro e dirá que, de fato, Bolsonaro colocou no Supremo um aliado ideológico para defende-lo a qualquer custo.

Se Mendonça votar a favor do passaporte da vacina, vai se indispor com o Palácio do Planalto em um momento delicado da relação entre o STF e o governo – momento que, aliás, dura mais de um ano.

Mendonça tem uma terceira alternativa, igualmente desconfortável: dizer que está impedido de votar porque, quando era advogado-geral da União, participou de discussões sobre o tema. Ministros da Corte apostam que ele tomará essa atitude. Seria uma forma de lavar as mãos. No entanto, poderia ensejar comentários de que o novo ministro não teria coragem suficiente para enfrentar processos polêmicos.

Quando Nunes Marques interrompeu o julgamento, o placar estava definido: nove dos então dez ministros do STF tinham votado. Faltava apenas o voto do próprio Nunes Marques. Entre os ministros do STF, a avaliação é que ele não queria ficar isolado na votação. Com Mendonça em plenário, haveria a chance de apoio de ao menos um colega – na esperança de transformar o quinhão de Bolsonaro em um time de verdade.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf