Os obstáculos da chapa Lula-Alckmin

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Veja

O ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Lula fizeram ontem sua primeira aparição juntos, confirmando as previsões de que o jantar de confraternização do Grupo Prerrogativas seria transformado em uma manifestação mútua de apoio. O caminho para formar uma chapa Lula-Alckmin está aberto. Mas segue repleto de obstáculos para os quais o petista e o ex-tucano ainda buscam solução.

O primeiro desafio dessa lista é convencer o PT. Não é pequeno o grupo no partido que acredita que Lula deveria buscar outra alternativa. Alguns aliados próximos do ex-presidente entendem que o eleitorado de centro pode ser trazido com um vice diferente, talvez um empresário, por exemplo. E de preferência mais jovem. Tem quem defenda que ele busque uma mulher. Tem quem simplesmente não goste de Alckmin. Vai dar algum trabalho. Mas, no fim das contas, ninguém no partido duvida que a palavra final caberá a Lula. Se ele quiser Alckmin, assim será.

O segundo problema tem a ver com a coligação que daria sustentação a esse projeto. Lula quer uma aliança ampla, capaz de lhe dar capilaridade em todo o Brasil, com palanques regionais fortes. Ele sempre quis ter o PSD de Gilberto Kassab como um dos pilares da candidatura já no primeiro turno. Mas, até agora, Kassab se diz irredutível em manter o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), na corrida presidencial.

Mas é fato que a porta para negociação ainda está aberta. Lula e Kassab conversam regularmente. Alckmin e Kassab também. O presidente do PSD já avisou ao tucano que está disposto a esperar até o ano que vem, antes de buscar um candidato alternativo para o governo de São Paulo. Se Alckmin quiser, a vaga é dele.

Mas, enquanto resolve todo o resto, Lula trabalha para convencer Kassab a se juntar a sua campanha já no primeiro turno. Se ele topar, Alckmin se filiaria ao PSD para compor a chapa. Tem sempre o PSB, mas está difícil até para Lula resolver os acordos regionais necessários para o partido receber Alckmin. Ou então o destino do tucano poderia ser o Solidariedade.

E por fim, falta convencer o próprio Lula. Segundo interlocutores do ex-presidente, ele ainda não está totalmente convencido de que ter Alckmin como vice é o melhor caminho para a corrida eleitoral. O petista não quer atropelos, está decidido a só bater o martelo no ano que vem.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf