Pesquisa Quaest diz que economia é o que mais preocupa os brasileiros

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Felipe Rau/Estadão

A Economia é o principal problema enfrentado hoje pelo País na percepção dos brasileiros, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 8. O tema, que agrega desemprego e inflação, foi lembrado por 41% das duas mil pessoas entrevistadas pelo instituto, à frente de pandemia (19%) e questões sociais (14%). A corrupção, tema em voga no debate eleitoral para o ano que vem, foi lembrada por 10%.

O resultado da pesquisa reforça a leitura de que o desemprego, a queda no poder aquisitivo, a fome e outros fatores ligados à econonomia deverão ser decisivos no processo de escolha do eleitor, conforme demonstrou o Estadão.

Esmiuçando os fatores econômicos, o desemprego é o motivo de preocupação mais citado pelos entrevistados, representando 18% das respostas. Em seguida, aparece o crescimento econômico, com 14%. Por último, a inflação — que envolve o preço dos alimentos, por exemplo —, com 9%.

Sete em cada dez brasileiros consideram que a Economia do País piorou em relação ao ano passado, enquanto 17% avaliam que o panorama econômico teve melhora. Em novembro, a avaliação da política econômica do governo Bolsonaro foi pior: 73% dos entrevistados viram piora no cenário da Economia naquele mês, ante 70% em dezembro.

O nível de otimismo com a Economia também vem caindo. Este mês, 41% dos entrevistados disseram ter expectativa de melhora da situação nos próximos seis meses. No mês passado, os esperançosos eram 42% e, em agosto, 50%.

Na seara das questões sociais, o tema mais lembrado também foi econômico: para 11% da população, os principais problemas sociais enfrentados hoje são a fome e a miséria. Depois, vem a desigualdade, com 2% das respostas, e a quantidade de pessoas vivendo nas ruas, com 1%.

Em termos de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua aparecendo à frente em todos os cenários disponíveis, seguido pelo presidente Bolsonaro (PL) e Sérgio Moro (Podemos). A pesquisa sinaliza que o ex-juiz da Lava Jato vem ocupando o espaço de outros presidenciáveis da chamada terceira via, deixando Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) para trás.

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf