Premier alemão estreita aliança progressista com Macron

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: SARAH MEYSSONNIER / REUTERS

O novo chanceler alemão, Olaf Scholz, viajou nesta sexta-feira para Paris, onde almoçou com o presidente francês, Emmanuel Macron, na etapa inicial de sua primeira viagem internacional como chefe de Estado, dedicada às ambições do projeto europeu.

Depois do almoço em Paris a agenda de Scholz inclui uma viagem para Bruxelas, onde há reuniões marcadas com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, e com os líderes da Comissão e do Conselho da UE, Ursula von der Leyen e Charles Michel, antes da reunião de cúpula do bloco na próxima semana. No domingo, Scholz deve visitar a Polônia.

A viagem, realizada dois dias após a posse formal, acontece em um momento delicado para vários assuntos europeus: a Rússia está ameaçando a fronteira oriental da Europa, e os EUA acabaram de concordar em discutir a postura de segurança da Europa com Moscou, sem avisar a UE com antecedência.

A ida a Paris segue uma longa tradição iniciada após a Segunda Guerra Mundial. Macron, cujo país exercerá a presidência da União Europeia (UE) no primeiro semestre de 2022, recebeu Scholz no Palácio do Eliseu, saudando-o com um cumprimento de punho fechado e o acompanhando escada acima, após um tapinha nas costas.

— Durante os últimos quatro anos, trabalhei com Angela Merkel em todos esses assuntos. Sei que continuaremos juntos, querido Olaf, nessa estreita colaboração — disse Macron a Scholz em uma entrevista coletiva conjunta.

O presidente francês desenvolveu uma relação amigável com Merkel, que rompeu com a tradição alemã de austeridade no ano passado ao apoiar esforços conjuntos sem precedentes da União Europeia para aumentar a sua dívida comum frente à pandemia de Covid-19.

Mas os dois governos permaneceram em desacordo sobre algumas questões importantes, incluindo as importações de gás da Rússia pela Alemanha, Defesa e relações com grandes concorrentes políticos e econômicos, incluindo a China.

O tamanho da economia da Alemanha, a maior das 27 nações da UE, dá a qualquer chanceler alemão uma influência descomunal.

Mas Macron, que disse que Merkel “ensinou muito” ao “presidente impetuoso” que ele foi no início de seu mandato, vai tentar usar a Presidência de seis meses da França na UE, que começa em 1º de janeiro, para promover suas prioridades, enquanto Scholz começa seu governo.

Com a disciplina fiscal sendo um ponto frequente de disputa entre Paris e Berlim, e Macron buscando o apoio da Alemanha para seus planos de revisar as regras orçamentárias da UE, Scholz — ex-ministro das Finanças de Merkel — foi cauteloso nesta sexta-feira.

— Estou confiante de que podemos resolver os problemas que temos pela frente juntos e que podemos continuar a permitir o crescimento que promovemos com o fundo de recuperação. E que, ao mesmo tempo, podemos garantir finanças sólidas — disse Scholz, referindo-se aos 750 bilhões de euros que a UE usará para apoiar a recuperação da pandemia.

Embora os dois líderes tenham mostrado unidade ao declarar apoio à Ucrânia frente ao aumento das tropas russas na fronteira, houve outro ponto de divergência entre as partes: a energia nuclear.

Macron quer construir novos reatores nucleares na França, enquanto a Alemanha tem planos antigos e bem definidos para eliminá-los O novo acordo de coalizão alemã não faz menção ao assunto, o que Paris acredita deixar espaço para concessões.

Questionado na sexta-feira sobre as diferenças entre a Alemanha e a França sobre se a energia nuclear deveria ser rotulada como sustentável, o que a França deseja, Scholz evitou a questão.

— É muito claro que cada país segue sua própria estratégia de combate às mudanças climáticas causadas pelo homem. O que nos une é que reconhecemos essa responsabilidade e somos ambiciosos — afirmou. — A Alemanha decidiu que vai apostar na expansão da energia renovável.”

Diplomatas franceses parecem otimistas sobre as perspectivas de laços com a Alemanha sob Scholz, citando a expressão “soberania estratégica” presente no acordo de coalizão que o levou ao poder, que eles dizem ser um eco da pressão de Macron por uma “autonomia estratégica” europeia.

Se a vontade de reativar as reformas europeias deve satisfazer os líderes das instituições europeias em Bruxelas, a reunião com o secretário-geral da Otan pode ter outro tom.

Por um lado, a aliança transatlântica sempre demonstrou receio ante a ideia de uma evolução de um programa de defesa a nível europeu. Por outro, o programa do governo alemão não faz menção ao objetivo da Otan de aumentar os gastos militares.

Sob pressão dos Estados Unidos, Merkel se comprometeu a avançar os investimentos em defesa para 2% do PIB por ano. A nova coalizão de governo menciona apenas o objetivo de 3% do PIB, incluindo a Otan, a ajuda ao desenvolvimento e à diplomacia alemã.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf