PSD aprova aliança entre Lula e prefeito de BH

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Arte/ O Globo

Um encontro recente entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com um forte aliado do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), levantou a possibilidade de uma aliança entre os dois já no primeiro turno das eleições de 2022. Na última semana, o petista se reuniu com o ex-secretário de Governo da capital mineira Adalclever Lopes, que migrou recentemente para o partido de Kalil e vai coordenar sua campanha a governador no ano que vem. Embora o PSD já tenha um pré-candidato ao Planalto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), o chefe da sigla, Gilberto Kassab, já liberou, nos bastidores, uma aliança informal entre o prefeito e Lula — apelidado de “Lulil”.

Kalil ainda não admitiu publicamente que vai concorrer ao governo, mas já confirmou a empreitada a aliados. A crise sanitária em função da pandemia torna, segundo ele, o momento impróprio para tratar abertamente do assunto.

O encontro entre Lula e Adalclever aconteceu em São Paulo na última sexta-feira, conforme noticiou a colunista do GLOBO Malu Gaspar. Kalil, porém, negou que a reunião tenha sido para discutir alianças e disse que os dois se encontraram como amigos, assim como já fizeram em outras ocasiões ao longo do ano.

— Quem faz acordo em meu nome sou eu, não vou colocar emissários — disse o prefeito de Belo Horizonte ao GLOBO.

Kalil, no entanto, deixou clara a disposição de uma articulação em conjunto com o petista, a quem chamou de “líder respeitado no mundo”:

— Estou aberto a conversar com todos — afirmou Kalil, completando: — Se Rodrigo Pacheco for candidato (à Presidência), é natural que minha aliança seja com ele. Mas ele ainda não se posicionou sobre isso, então estou livre para conversar com todo mundo.

O prefeito disse ainda que entende que Lula ou o PT possa vir a procurá-lo para um possível apoio, visto que seu principal adversário ao governo de Minas, o atual chefe do Executivo mineiro, Romeu Zema (Novo), tem sua imagem já atrelada ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Uma aliança com Lula, mesmo que informal, é vista por aliados do prefeito como uma chance de impulsionar sua candidatura contra o governador, que hoje aparece à frente nas intenções de voto. Segundo pesquisas locais, a popularidade do petista é maior do que a de Bolsonaro em Minas, e um eventual “Lulil” aumentaria o apoio dos eleitores a Kalil, que ainda não começou a viajar pelo estado — algo pelo qual ele já foi cobrado por Kassab e pelo próprio Lula. Em uma entrevista coletiva em outubro, o ex-presidente disse que vê o chefe do Executivo da capital mineira como um bom candidato para disputar contra Zema, mas afirmou que ele precisa começar a se mexer desde já para a campanha.

— Kalil tem chance de competir, mas o Zema está forte nas pesquisas, e Kalil precisa de arrojo para acompanhar — disse o petista.

Já para Lula, uma aliança com Kalil lhe garantiria um palanque importante no segundo maior colégio eleitoral do país. Minas Gerais é considerado um estado-chave para a corrida presidencial e já teve papel decisivo em pleitos passados. Em 2014, por exemplo, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) venceu o tucano Aécio Neves no estado por 550 mil votos — uma diferença pequena, mas que contribuiu para sua reeleição.

O “Lulil” também não seria a primeira aliança para 2022 a ser debatida entre o PSD e o ex-mandatário. Há conversas entre membros do partido e aliados de Lula que negociam a possibilidade de Rodrigo Pacheco assumir a vaga de vice-presidente na chapa do petista. O senador é visto como um nome moderado, o que poderia atrair eleitores de centro.

Além disso, as negociações para tal composição ajudam a fazer frente à possível aliança entre Lula e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que está de saída do PSDB e é cortejado tanto pelo PSD quanto pelo PSB. O partido de Kassab já tem outros planos para o futuro ex-tucano e defende que ele concorra ao governo paulista.

Outra maneira de formar uma aliança entre Kalil e Lula é colocar um nome próximo ao ex-presidente na chapa do prefeito ao governo. Recentemente, o PT participou de uma reunião com PSOL, PCdoB, PSB e PV para discutir o lançamento de uma candidatura de esquerda no estado. No entanto, não se descarta que da articulação surja uma indicação para vice de Kalil.

Atualmente, o PT trabalha para lançar o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, como pré-candidato ao Palácio da Liberdade. No entanto, caso ele não se viabilize, o partido não descarta uma aproximação com Kalil.

Outra possibilidade de vice para Kalil é o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Agostinho Patrus (PV).

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf