STF questiona PF por perseguir delegadas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro do STF Alexandre de Moraes cobrou a cúpula da Polícia Federal sobre as exonerações de delegadas da corporação que atuaram no processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

Segundo fontes do Supremo, a cobrança foi feita na semana passada, após a exoneração da delegada Dominique de Castro Oliveira do cargo que ela ocupava na Interpol Brasil por indicação da PF.

Como integrante da Interpol Brasil, a delegada foi a responsável por processar a ordem expedida por Moraes em outubro mandando incluir o nome de Allan dos Santos na lista de difusão vermelha da polícia internacional.

A inclusão do nome na lista de difusão vermelha significa emitir uma ordem internacional de prisão para que a pessoa seja preso no exterior. O blogueiro bolsonarista mora nos Estados Unidos.

Dominique foi a segunda delegada da Polícia Federal exonerada após participar de alguma forma do processo de extradição de Allan dos Santos para o Brasil, que até agora não foi concluído.

Em novembro, o Ministério da Justiça já havia exonerado a delegada Sílvia Amélia. Ela chefiava o departamento da pasta que foi responsável por encaminhar o pedido de extradição do blogueiro aos Estados Unidos.

Segundo apurou a coluna, Moraes criticou o “timing” das exonerações das delegadas. O ministro não gostou de elas terem sido demitidas pouco tempo depois de darem prosseguimento a uma ordem dele.

O que a PF alegou a Alexandre de Moraes
A Moraes integrantes da cúpula da PF argumentaram que as exonerações não teriam sido motivadas pelo envolvido das delegados na extradição do blogueiro bolsonarista.

Em nota na semana passada, a PF argumentou que não houve exoneração de Dominique, e sim um “remanejamento” da delegada para recompor o “o carente quadro de delegados” da Superintendência da corporação no DF.

A corporação alegou também que o “remanejamento” não teria relação com a extradição de Allan dos Santos, pois o encaminhamento da ordem foi cumprido pelo chefe da Interpol Brasil, delegado Rodrigo Carnevale.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf