Voto feminino aumenta vitória de Lula sobre Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Amanda Perobelli/Reuters e Dida Sampaio/Estadão

Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira aponta que a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial depende do voto feminino. Ao menos 44% das mulheres entrevistadas dizem preferir o petista ante 24% que apoiam a reeleição de Jair Bolsonaro (PL).

Já os homens estão mais divididos na escolha entre os dois pré-candidatos que lideram as pesquisas: 37% preferem Bolsonaro e 36% votariam em Lula.

Na pesquisa estimulada, Lula tem 40% das intenções de voto; Bolsonaro tem 30%; Sérgio Moro (Podemos), 7%; Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), 4% cada.

Foram 3.000 pessoas entrevistadas, em 494 municípios contemplados em todos os Estados e o Distrito Federal. Segundo o instituto, as diferenças de metodologia de pesquisa – se feitas face a face ou por telefone, por exemplo – explicam “as divergências entre os resultados” dos demais levantamentos. “O PoderData faz os seus levantamentos por telefone. O entrevistado atende a ligação, ouve as perguntas gravadas (sempre com a mesma voz) e responde teclando os números do aparelho”, informou o instituto.

De acordo com o levantamento, o ex-presidente venceria em todos os cenários analisados para o segundo turno com uma vantagem mínima de 20 pontos porcentuais.

A pesquisa também mostra que a vantagem de Lula seria suficiente para uma vitória no primeiro turno entre eleitores que recebem até dois salários mínimos. Ele também conquista o voto do eleitor jovem, de 16 a 24 anos, com 37% ante 23% de Bolsonaro.

Entre os entrevistados de 25 a 44 anos, 44% preferem Lula e 26% votam em Bolsonaro. O atual presidente só sai na frente entre os eleitores acima de 60 anos, com 39% das intenções de voto.

Os pré-candidatos apresentam desempenho diferente de acordo com o Estado no qual vive o eleitor. O apoio a Lula é disparado no Nordeste (51%) e Centro-Oeste (44%). Nestes lugares, Bolsonaro conquista apenas 23% e 24% do eleitorado. O melhor desempenho do presidente é na região Norte, onde é escolhido por 40% dos entrevistados; 44% preferem Lula.

Estadão

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf