Cidadania negocia federação com Podemos, PSDB, MDB e PDT

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Luis Macedo – Câmara dos Deputados

Em reunião com dirigentes estaduais, a Executiva Nacional do Cidadania aprovou hoje que o partido componha uma federação com outra legenda pelos próximos quatro anos. O Podemos, o PSDB, o MDB e o PDT são as legendas com quem a sigla comandada por Roberto Freire pode selar a aliança.

Após ouvirem os presidentes estaduais, 17 membros da Executiva votaram a favor da continuidade das conversas, enquanto apenas três integrantes queriam que a legenda não se juntasse com outras siglas.

Com bancada menor na Câmara, o Cidadania pode ficar sem tempo de propaganda na rádio e na televisão e sem acesso aos recursos do fundo partidário nas eleições dos próximos anos caso não consiga eleger pelo menos 11 deputados federais em 2022. A aliança com outras as legendas poderia aumentar as chances de atingir a cláusula de desempenho.

Após o aval para que as negociações com outros partidos avancem, uma comissão foi formada para sentar à mesa com representantes das quatro legendas que já demonstraram disposição em se unir ao Cidadania.

Além do presidente nacional da sigla, Roberto Freire, também fazem parte do grupo o deputado Alex Manente (Cidadania-SP), líder da bancada na Câmara, e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que chegou a lançar sua pré-candidatura à presidência da República. O secretário nacional Davi Zaia e uma senadora – Leila Barros (Cidadania-DF) ou Eliziane Gama (Cidadania-MA) – completarão a comissão.

Durante a reunião, Vieira chegou a ensaiar uma oficialização da sua desistência de disputar o comando do Planalto e disse, de acordo com fontes, que não quer ser obstáculo para a federação do partido.

Segundo apurou o Valor, os membros da comissão conversarão com as cúpulas de Podemos, PSDB, MDB e PDT nas próximas semanas.

Há uma nova reunião da Executiva do Cidadania marcada para 1º de fevereiro. A expectativa é que o grupo apresente um parecer sobre as conversas e indique qual seria a melhor opção para o partido se vincular pelos próximos quatro anos.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf