França condena candidato de ultradireita por discurso de ódio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Bertrand Guay/AFP

O candidato de ultradireita às eleições presidenciais francesas Eric Zemmour foi condenado nesta segunda-feira (17) a uma multa de 10 mil euros (R$ 62,9 mil) por incitar o ódio contra migrantes. O candidato acusou o julgamento de ter sido político e vai recorrer da decisão.

O caso ocorreu em 2020 quando, durante um programa da emissora Cnews, Zemmour criticou a entrada de menores migrantes desacompanhados, a quem descreveu como “ladrões”, “assassinos” e “estupradores”. O fluxo migratório foi definido pelo então colunista como “uma invasão permanente”.

As falas foram consideradas pela Justiça francesa como incitação ao ódio contra esta população, crime punido com uma multa de 10 mil euros.

Esta não é a primeira vez que o polemista é condenado por seu discurso. Na próxima quinta-feira (20), ele será julgado por declarações feitas em outro programa da Cnews. Em outubro de 2019, o agora candidato afirmou na televisão que o Marechal Pétain, chefe de Estado francês que colaborou com a Alemanha nazista, “salvou” judeus franceses.

A promotoria de Paris pede a punição também com uma multa no valor de 10 mil euros.

Após o anúncio da decisão desta segunda, Zemmour denunciou o que considera uma “condenação ilógica e estúpida”.

“É justiça política. Estou sendo julgado politicamente”, afirmou o candidato, que não compareceu ao tribunal e vai recorrer da decisão.

O candidato de ultradireita tem criticado reiteradamente a realização dos julgamentos contra suas falas durante o período de campanha eleitoral. As eleições presidenciais acontecem na França em abril.

Em declaração anterior, Zemmour chegou a dizer que a Justiça francesa “corre para satisfazer [os] caprichos” de “uma dúzia de associações antirracistas e cerca de 20 conselhos departamentais, principalmente de esquerda, [que] apresentaram uma ação civil antes do primeiro turno das eleições presidenciais”.

O ex-comentarista de TV não modera suas falas nem evita controvérsias. Em seu vídeo de candidatura oficial, o francês usou imagens de filmes e músicas sem autorização, razão para um outro processo movido por empresas e artistas.

De acordo com as últimas pesquisas eleitorais, Zemmour aparece em quarto na preferência dos franceses, com entre 12% e 14% dos votos.

O presidente Emmanuel Macron (República em Marcha) está na frente, com cerca de 25% das intenções de voto, seguido por um empate entre duas candidatas, a representante da direita Valérie Pécresse (Republicanos) e a de ultradireita Marine Le Pen (Reunião Nacional).

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf