Gleisi diz que teto de gastos está desmoralizado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu nesta segunda-feira (10), ao Jornal Gente, as declarações dadas pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e voltou a criticar o teto de gastos. Segundo a deputada federal, o projeto está “desmoralizado”, “não é respeitado” e “serve só para conter investimentos na educação e na área social”.

A Rádio Bandeirantes deu início hoje a uma série de entrevistas com os presidentes dos principais partidos políticos do país.

A afirmação de Gleisi veio ao ser questionada sobre a possibilidade de um eventual governo petista revogar as duas propostas no futuro.

“Com certeza. Essa é a proposta do Guido e do PT. Sempre debatemos e nos posicionamos com muita clareza. Somos contra a reforma trabalhista, a forma com que ela foi encaminhada, e somos contra o teto de gastos. Dissemos que não iriam resolver os problemas do país, pelo contrário, iriam agravar. Hoje estamos vendo que aconteceu exatamente isso”, disse.

“Ademais o teto está desmoralizado. Bolsonaro não respeitou, Temer não respeitou. Os gastos do governo são feitos por fora, inclusive com as emendas secretas, o orçamento secreto. [Teto de gastos] serve só para conter investimentos na educação e na área social. Está errado. Vai na contramão das gestões do mundo inteiro. Os americanos não têm isso, estão fazendo um potente plano de investimentos para conter a crise. Na Europa a mesma coisa”, completou.

Sobre a reforma trabalhista, Gleisi alegou que, da mesma maneira, não resultou em aumento na oferta de empregos e nem no valor dos salários.

“Não é essa a saída. Temos que nos preocupar com pequenas e microempresas, sim, elas precisam ter um tratamento diferenciado, mas não é tirando direito de trabalhador que vamos melhorar a situação.”

A presidente nacional do PT evitou comentar a possibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva, principal nome defendido pela legenda para disputar as eleições presidenciais de 2022, formar uma chapa com o ex-tucano Geraldo Alckmin. A ideia tem sido levantada desde que o ex-governador de São Paulo decidiu deixar o PSDB.

“Não estamos falando em montagem de chapa, ainda não é o momento. O presidente Lula não definiu sua candidatura, diz que deve fazer isso em fevereiro ou março. A partir daí começamos a discutir. Esse foi um tema que surgiu na imprensa pela conversa que ele teve com Alckmin, assim como teve com Fernando Henrique Cardoso, Tasso Jereissati”, disse, citando outros nomes fortes do PSDB.

“Lula tem conversado com todas as lideranças do campo democrático. É importante, nesse momento, uma grande aliança política para enfrentar o retrocesso que Bolsonaro representa. Embora tenhamos divergências programáticas, temos convergências na defesa da democracia. Andamos juntos no final da ditadura, disputamos eleições dentro das regras. Se isso pode resultar em aliança eleitoral é outra coisa”, concluiu.

Band 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf