Líder do governo quer abolir teto de gastos
Foto: Wenderson Araujo/Valor
Líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) defende que o episódio das enchentes na Bahia e a alta da arrecadação mostram que Brasil precisa repensar o teto de gastos. “Teremos que rediscutir esse assunto porque o excesso de arrecadação é muito grande e a necessidade do governo é muito grande também”, afirma.
Ele diz acreditar que a discussão não geraria ruído no mercado. Durante o ano de 2021, preocupações com o rompimento do teto de gastos causaram turbulências e críticas de especialistas e investidores.
“Quando estivermos na eleição, o assunto vacina estará resolvido. O assunto da campanha é a inflação.”
Barros recebeu o Valor em seu gabinete em Brasília na quarta-feira para uma entrevista. A Câmara já estava esvaziada pelas festas de fim de ano, mas o líder foi à capital para se reunir com ministros e assessores com o objetivo de viabilizar a liberação de recursos pendentes para os parlamentares da base aliada.
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de paralisar a execução das emendas de relator, diz, travou parte do dinheiro e deve provocar irritação em quem não for contemplado, mas os deputados precisam entender que o problema não foi causado pelo governo. “O objetivo do Supremo era tentar derrubar a PEC dos Precatórios para que fossem todos pagos ano que vem”, sugere.
Outra decisão do STF que o deputado criticou foi a abertura da CPI da Covid no Senado. Ela fustigou o Executivo por meses e colocou Barros no centro das denúncias, com acusações de que teria articulado a compra da vacina indiana Covaxin em troca de propina. O deputado diz que a comissão não encontrou nenhuma prova, mas mesmo assim o denunciou. Ele está processando o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e todos os que votaram a favor do parecer. “Esse relatório será um excelente discurso quando o presidente Bolsonaro estiver contra o Lula discutindo no segundo turno a conduta do governo”, afirma.
“Claro que o governo queria votar as reformas, mas não houve ambiente para isso. A pandemia atrapalhou.”
Na eleição, acredita, a discussão da vacina terá ficado para trás com o possível fim da pandemia. “Hoje, avalio que o tema que o presidente e a coordenação da campanha precisam se debruçar é a inflação. É um assunto que deveríamos dar mais atenção para não causar efeito negativo lá na frente”, afirma.
Para 2022, acrescenta, não se deve esperar nenhuma grande reforma.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf