Propaganda eleitoral custará R$ 2,8 bi às TVs abertas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima

Recriada pelo Congresso, a propaganda partidária ocupará um espaço comercial que vale até R$ 2,8 bilhões por semestre na programação das 5 maiores emissoras de TV –Globo, Record, SBT, Band e RedeTV. As empresas não terão compensação fiscal por conta de um veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto.

Serão 23 partidos com direito a um total de 140 horas de propaganda na TV no 1º semestre de 2022. Sempre em horário nobre, em rede nacional e nas cadeias regionais.

O tempo dado aos partidos depende do número de deputados eleitos nas eleições gerais mais recentes, mas apenas siglas que tenham alcançado a cláusula de desempenho eleitoral têm direito ao tempo. Eis as regras de acordo com o tamanho das bancadas eleitas para a Câmara em 2018:

mais de 20 deputados — 11 partidos terão 20 minutos por semestre;
de 10 a 20 deputados — 4 partidos terão 10 minutos por semestre;
até 9 deputados — 15 partidos terão 5 minutos por semestre.

O projeto que ressuscitou a propaganda partidária adotava o modelo de compensação fiscal às emissoras pelo horário cedido –a mesma regra usada na propaganda eleitoral.

Por uma fórmula que considera o faturamento efetivo com anúncios publicitários em horário nobre, as empresas poderiam deduzir uma parte valor. O presidente Jair Bolsonaro, entretanto, vetou esse trecho ao sancionar a medida na 3ª feira (4.jan.2021).

A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e a Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), associações das emissoras de rádio e TV, defendem que o Congresso derrube o veto. Isso porque, segundo elas, sem a compensação, as empresas de fora do país têm vantagem no mercado. Eis a íntegra da nota (83 KB).

“Apesar de [a compensação] não representar ressarcimento financeiro, ela atenua o impacto negativo com a queda de audiência, perdas de receitas publicitárias e custos operacionais impostos às emissoras durante a veiculação da propaganda partidária”, escreveram.

O valor do faturamento efetivo costuma ficar bem abaixo das tabelas de preços devido a negociações com anunciantes. A consultoria do Senado estimou que a renúncia fiscal no 1º semestre de 2022 seria de R$ 527 milhões.

A propaganda partidária foi extinta em 2017, quando o Congresso criou o fundo eleitoral. O fundo seria custeado, inclusive, com a verba renunciada pelas empresas de mídia. Deputados e senadores aprovaram sua recriação pela 1ª vez em 2019, mas Bolsonaro vetou.

À época, a Câmara derrubou o veto, mas este foi mantido por apenas 2 votos no Senado. Agora, terão tanto o fundo eleitoral de R$ 5,1 bilhões, quanto a propaganda partidária.

Todos os partidos que elegerem deputados federais e superarem a cláusula de desempenho eleitoral terão acesso à propaganda partidária. Entenda a distribuição do tempo aqui.

Na eleição de 2018, a cláusula é de no mínimo 1,5% dos votos para deputado federal em todo o país com 1% dos votos em, pelo menos, 9 unidades da Federação.

Também cumprem o dispositivo as siglas que elegerem 9 deputados federais distribuídos em um mínimo de 9 unidades da Federação.

Para chegar ao custo de R$ 2,782 bilhões, o Poder360 calculou o preço médio cobrado pelas 5 maiores emissoras de TV no horário nobre (das 19h30 às 22h30) em dias de semana nacionalmente e nos Estados que tinham o preço. A base são as tabelas distribuídas pelas empresas ao mercado publicitário.

Poder 360

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf