Bancada da Bíblia quer filho 3 diretor

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Michael Jesus

O deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) afirmou nesta segunda-feira que entrou em um acordo com o atual presidente da Frente Parlamentar Evangélica (FPE), Cezinha de Madureira (PSD-SP), para ser o novo líder do grupo.

Segundo ele, o anúncio deve ser feito nesta quarta-feira logo após o culto que será promovido no plenário 2 da Câmara dos Deputados. Para garantir a “transmissão de cargo”, Sóstenes foi até o gabinete de Cezinha na última quinta-feira tratar sobre a sucessão.

– A conversa foi tranquila. Está tudo alinhado com o Cezinha. Ao final da “Santa Ceia”, ele faz a transição. Não tem nenhum problema. Só fizemos um comentário sobre as dificuldades que tivemos durante o recesso. Mas é página virada e vida que segue – disse Sóstenes, referindo-se à disputa interna que foi travada – e superada, conforme ele – nas últimas semanas.

Em dezembro de 2020, Cezinha e Sóstenes combinaram um revezamento na presidência da bancada, cujo mandato, em tese, tem dureção de dois anos. O primeiro presidiria em 2021, e o segundo em 2022. No fim do ano passado, no entanto, o acordo passou a ser contestado por lideranças evangélicas da Assembleia de Deus do Ministério Madureira, da qual Cezinha é representante. Em culto no qual o presidente Jair Bolsonaro estava presente, o bispo Samuel Ferreira, líder da Madureira, defendeu a recondução do deputado paulista ao posto.

A declaração irritou o pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, da qual Sóstenes é membro. Malafaia cobrou o “caráter e a palavra” de Cezinha. O embate aumentou quando o deputado Abílio Santana (PL-BA), atual tesoureiro da Frente e pastor do Ministério Madureira, gravou um vídeo chamando o pastor de “cínico malafeia” e questionando a validade do pacto apalavrado em 2020.

A briga, que foi tornada pública por meio de áudios e vídeos vazados nas redes sociais, expôs um racha entre duas alas diferentes da Assembleia de Deus, a maior denominação pentecostal do Brasil em número de templos e seguidores.

Procurado, Cezinha da Madureira não quis comentar sobre o acordo firmado – ele tem mantido o silêncio desde que acrise foi instaurada no fim do ano passado. A sua assessoria, no entanto, confirmou que ocorrerá a cerimônia especial da “Santa Ceia” nesta quarta-feira – tradicionalmente, o culto costuma preceder a “consagração” do novo líder da bancada.

Após o entrevero com Malafaia, Abílio Santana afirmou que fez as pazes com o pastor (“ficou esclarecido o mal entendido”) e confirmou o acordo entre Sóstenes e Cezinha (“eles têm se falado e são amigos”).

Figura ilustre na bancada, o deputado Marco Feliciano (PL-SP) também disse que Sóstenes será o novo presidente da Frente.

Formado em teologia e no segundo mandato na Câmara, Sóstenes já anunciou que pretende aproximar ainda mais o Palácio do Planalto da Frente Evangélica. O plano é convidar os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Helio Lopes (PSL-RJ) – o filho 03 e o amigo do presidente Jair Bolsonaro, respectivamente, – para assumirem diretorias na bancada. Os dois são evangélicos da Igreja Batista, mas nunca foram atuantes no grupo.

– Ficou tudo zerado e vamos trabalhar que o ano é intenso. Focar na reeleição dos deputados evangélicos e no aumento da bancada o máximo possível – disse o deputado do DEM. A bancada hoje conta com 115 deputados e 13 senadores. A meta dele é ampliar para 191 deputados e 27 senadores. – Queremos chegar ao mesmo tamanho dos evangélicos na sociedade brasileira – um terço. Ainda somos subrepresentados no Parlamento – concluiu.

Além de buscar a associação com o presidente Jair Bolsonaro, Sóstenes tem elaborado um plano para pulverizar as candidaturas de evangélicos em diferentes partidos (“para que eles não concorram entre si”) e e para “fidelizar” ainda mais o eleitorado religioso.

O Globo

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf