Bolsonaro veio a Sampa culpar vítimas pela tragédia

Opinião, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Shutterstock/Reprodução

Bolsonaro se esforça para provar que não é capaz de demonstrar empatia por ninguém que não seja ele próprio, sua família e talvez alguns amigos.

Enquanto a Grande São Paulo ainda conta seus mortos e desabrigados após as tempestades que atingem a região desde domingo, o presidente sobrevoou, nesta terça (1), municípios para tentar convencer eleitores paulistas que ele se importa. Ao por os pés no chão, contudo, mostrou que, na verdade, não.

“A visão [do rastro de destruição] é algo que nos marca. Muitas áreas onde foram construídas residências, faltou obviamente alguma visão de futuro por parte de quem construiu. Bem como por necessidade também, as pessoas fazem nessas áreas de risco”, afirmou, referindo-se às áreas que sofreram com deslizamentos ou inundações.

Visão de futuro? Bolsonaro não entende que ninguém mora em lugares de risco porque querem. Não faz ideia que, ao longo do tempo, a especulação imobiliária, com a anuência do poder público, foi expulsando os mais pobres para encostas de morros e várzeas de rios. Ou pior, sabe e ainda assim tripudia, culpando a vítima.

E, nesses locais, essas pessoas morrem a cada verão, quando as consequências da ausência e da incompetência do poder público em níveis federal, estadual e municipal desabam sobre eles.

Por exemplo, sua gestão reduziu em 75% o orçamento de prevenção a desastres do Ministério do Desenvolvimento Regional, de R$ 714 milhões, em 2020, para R$ 171 milhões, em 2021. Esse dinheiro poderia ter atenuado o caos na Bahia, em Minas Gerais e em São Paulo.

Falta de visão tem Bolsonaro que quase zerou as linhas de financiamento habitacional subsidiado voltadas à população mais pobre quando transformou o “Minha Casa, Minha Vida” no “Casa Verde e Amarela”. Sem ter onde morar, as pessoas apelam para a autoconstrução em locais de risco. A questão não é de opção, mas de total ausência dela.

A frase da “visão de futuro” tem o mesmo DNA de outra, que se tornou icônica, de junho de 2020. Após uma apoiadora pedir, na porta do Palácio do Alvorada, que ele enviasse uma mensagem de conforto às famílias enlutadas pela covid-19, Jair disse: “A gente lamenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo”.

Na meritocracia bolsonarista, cada um é culpado pelo próprio infortúnio e por sair dele.

A função do Estado? Vigiar com quem você se deita, impedir a interrupção de gravidez de meninas de 11 anos estupradas pelo próprio tio, dificultar que você vacine seus filhos contra covid-19, ajudar bandidos a desmatar ilegalmente e exportar o fruto da pilhagem, condecorar milícias que apavoram a população do Rio de Janeiro.

Se o presidente se esforçar, consegue arrancar um pedido de desculpas de algumas das famílias de Franco da Rocha ou de Francisco Morato que perderam entes queridos. Afinal de contas, elas fizeram ele gastar tempo, deslocando-se de Brasília até aqui.

Uol 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf