Contrariado, Bolsonaro encontrará presidente esquerdista do Peru

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR/Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro viaja na manhã desta quinta-feira para receber o presidente do Peru, Pedro Castillo. A reunião bilateral será realizada em Porto Velho, capital de Rondônia, no Palácio Rio Madeira, sede do governo do Estado.

Eleito em julho do ano passado, Castillo é representante da esquerda e venceu a direitista Keiko Fujimori. Bolsonaro foi o único chefe de Estado de um país vizinho ao Peru que não compareceu à posse dele — foi representado pelo vice, Hamilton Mourão.

A agenda do encontro é ampla e vai tocar nos principais temas da pauta entre os dois países. O Peru é o país que tem a segunda maior fronteira com o Brasil, com quase 3.000 quilômetros de comprimento, atrás apenas da Bolívia. A segurança na região limítrofe será tratada pelos dois presidentes, assim como o combate ao crime transacional e assuntos de Defesa.

Os transportes multimodais também estão na pauta, diante da necessidade de aumentar a malha aérea e hidroviária entre os dois países, por exemplo. Além disso, o Brasil é o quarto maior parceiro comercial do Peru e o intercâmbio no setor alcançou 4,26 bilhões de dólares no ano passado — um aumento de 78,1% em relação a 2021.

O Itamaraty também aguarda a autorização do Peru para abrir um vice-consulado em Cuzco, que recebe dezenas de milhares de turistas brasileiros por ano.

O chanceler Carlos França não vai acompanhar o presidente na reunião porque está em Madri. No seu lugar, vai o embaixador Fernando Simas Magalhães, secretário-geral do MRE.

Veja 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf